Presidente da Bolívia embarca para São Paulo

La Paz, 16 nov (EFE).- O presidente da Bolívia, Luis Arce, viajou nesta terça-feira para São Paulo, onde está previsto que se reúna com representantes da Central Única de Trabalhadores (CUT) e com integrantes da comunidade boliviana.

O chefe de governo embarcou no início da tarde e deverá retornar ao país de origem à noite, segundo comunicado emitido pelo Vice-Ministério de Comunicação.

“Viajamos para o Brasil para nos encontrar com nossa comunidade boliviana e atender a um convite das irmãs e irmãos da CUT. Passamos o bastão para nosso ‘jilata’ (irmão, em aimara), David Choquehuanca”, escreveu Arce no Twitter, se referindo ao vice-presidente da Bolívia.

A agenda do chefe de governo indica que o encontro com os membros da comunidade em São Paulo acontecerá para que seja possível “escutar suas preocupações e buscar soluções às mesmas”. Não está prevista reunião com qualquer autoridade brasileira.

Nesta quarta-feira, Arce terá a reunião semanal que mantém com ministros, já na Bolívia, com “temas importantes na pauta”, indica o boletim divulgado pelo Vice-Ministério de Comunicações, sem detalhar os assuntos.

A viagem do presidente acontece em meio a manifestações ocorridas em algumas regiões do país, devido um projeto de lei contra a legitimação dos lucros ilícitos, que está tramitando no Parlamento nacional. EFE