Bolsonaro assina série de memorandos de entendimento com rei do Bahrein

Manama, 16 nov (EFE).- O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira uma série de memorandos de entendimento com o rei do Bahrein, Hamad bin Isa al-Khalifa, durante a viagem realiza a países do Golfo Pérsico, que foi iniciada no último sábado, nos Emirados Árabes.

Os acordos firmados tratam sobre isenção do requisito de vistos para diplomatas, cultura, esportes e tolerância, segundo veiculou a agência de notícias oficial do Bahrein, a “BNA”.

Mais cedo, Bolsonaro havia inaugurado a Embaixada nacional em Manama. A abertura da missão diplomática aconteceu em retribuição à inauguração da Embaixada bareinita no Brasil, a única do país árabe na América Latina, ocorrida em 2018.

De acordo com a “BNA”, foi assinado hoje um acordo com “isenção mútua dos requisitos de visto para pessoas com passaportes diplomáticos, especiais e oficiais, para facilitar o movimento de diplomatas e de pessoas com cargos oficiais” entre os dois países.

Além disso, foi assinado um memorando de entendimento entre a academia diplomática Muhammad ibn Mubarak Al Khalifah e o Instituto Rio Branco.

O documento, segundo a “BNA”, tem como objetivo “a cooperação no campo da formação de diplomatas e a troca de informação e experiências sobre a pesquisa acadêmica”.

Também foram assinados acordos sobre esporte, para “fortalecer a cooperação entre os dois países”, com “o intercâmbio das melhores práticas e informação”, assim como no campo da cultura.

Por fim, a agência de notícias indicou a assinatura de um memorando entre o Centro Internacional Rei Hamad para a Convivência Pacífica e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Brasil, que visa gerar cooperação “no marco da amizade e do entendimento mútuo entre ambas as partes”. EFE