22 C
Rio de Janeiro
8 dezembro, 2021

Colômbia exigirá comprovante de vacinação em estabelecimentos de lazer

- Publicidade -

Diário Carioca Google News

Bogotá, 16 nov (EFE).- A Colômbia passou a exigir, a partir desta terça-feira, a comprovação de vacinação contra a covid-19 para todos os maiores de idade que desejem participar de eventos com concentração de público, como shows, assim como exposições, restaurantes, bares ou boates.

- Publicidade -

A medida pretende acelerar o processo de imunização no país, em que 22.940.295 pessoas completaram o esquema de vacinação, o que corresponde a 45% da população.

- Publicidade -

Além disso, de acordo com dados oficiais, 32.766.294 pessoas tomaram a primeira dose de algum dos imunizantes aplicados no território colombiano, o que equivale a 64,4% da população.

- Advertisement -

A exigência para acesso aos estabelecimentos e eventos, será de que a pessoa maior de 18 anos deva comprovar que, ao menos, recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19.

A partir de 30 de novembro, a obrigatoriedade também passará a valer para menores de 18 anos. E, no futuro, a norma pode ser ampliada para igrejas ou aviões.

Desde que a medida foi anunciada, no início deste mês, já foi verificado um aumento no número de pessoas que compareceram aos locais de vacinação na Colômbia.

De acordo com o Ministério da Saúde do país, na semana passada, houve aumento de 3,3% na procura pela imunização, enquanto a taxa habitual de alta vinha sendo de 1,5%.

“Vamos em média com 400 mil vacinas diárias nos últimos três dias. Destas, quase 300 mil são de primeiras doses”, disse, na última sexta-feira, o diretor de Promoção e Prevenção do Ministério, Gerson Bermont.

O representante da pasta destacou ainda que as cidades mais populosas do país, Bogotá, Medellín y Barranquilla, já contam com taxa superior a 70% de pessoas com, pelo menos, uma dose de imunizante aplicada.

O ministro da Saúde, Fernando Ruiz, por sua vez, admitiu preocupação com os atuais indicadores e com uma possível alta a partir do próximo mês.

“Dezembro é de absoluto risco. Se queremos reduzir o impacto, devemos superar a marca de 70% da vacinação, manter as medidas de biosegurança e a cobrança bem rígida pelo comprovante de vacinação”, garantiu.

Desde a semana passada, a Colômbia vem registrando alta no número de casos de covid-19, que estão acima dos 3 mil diários, no entanto as autoridades locais ainda não falam na ocorrência de uma quarta onda de contágio.

Desde o início da pandemia, foram registrados no país 5.034.266 positivos para o novo coronavírus, e 127.833 mortes. Atualmente, de acordo com boletim oficial, 14.455 casos seguem sendo considerados ativos. EFE

Assine nossa newsletter

Assine nosso Boletim e ique bem informado com as principais notícias do Mundo

- Publicidade -
Redação do Diário Cariocahttps://diariocarioca.com
Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

Centroamérica, excepto Panamá, experimenta una bajada aguda de los contagios de covid-19

Washington, 8 dic (EFE).- Los países de Centroamérica, excepto Panamá, han experimentado "una bajada aguda" de los contagios de covid-19 en la última semana,...

La IATA pide el fin de las restricciones aéreas dictadas por la ómicron

Ginebra, 8 dic (EFE).- La Asociación Internacional del Transporte Aéreo (IATA), que engloba a buena parte de las aerolíneas mundiales, pidió hoy a los...

La covid impide celebrar, por segundo año, el Baile de la Ópera de Viena

Viena, 8 dic (EFE).- El Gobierno austríaco ha decidido cancelar, por segundo año consecutivo, la celebración del Baile de la Ópera de Viena, uno...

Tedros: El mundo puede evitar que la variante ómicron genere otra crisis global

Ginebra, 8 dic (EFE).- El director general de la Organización Mundial de la Salud (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pidió hoy a los gobiernos que...

Cuba mantiene la tendencia a la disminución de casos diarios de covid-19 y muertes

La Habana, 8 dic (EFE).- Cuba mantuvo este miércoles la tendencia a la disminución de casos diarios de covid-19 y muertes por esa causa...
- Publicidade -

Rio Gastronomia começa com shows de Geraldo Azevedo e Teresa Cristina

Maior evento de gastronomia do Brasil retorna ao Jockey Club Brasileiro nos dias 9 a 12 e 16 a 19 de dezembro.
- Publicidade -