Federação Internacional de Jornalistas exige devolução de credenciais da Efe

Bruxelas, 17 nov (EFE).- A Federação Internacional de Jornalistas (IFJ, pela sigla em inglês) comemorou nesta quarta-feira a restituição de mais duas credenciais de profissionais da Agência Efe em Havana, mas cobrou que as lideranças políticas de Cuba devolvam as demais e parem com o “assédio” ao veículo.

“Exigimos que sejam devolvidas todas as credenciais e que seja interrompido imediatamente o assédio à agência de notícias espanhola”, indicou a organização, por meio de mensagem postada no Twitter.

“Toda a solidariedade aos companheiros afetados”, completa a publicação.

No último sábado, foram retiradas as credenciais de três redatores, um fotógrafo e um cinegrafista, que ficaram impedidos de trabalhar no país, dois dias antes de passeata contra o governo local, que aconteceu nesta segunda-feira.

No domingo, foram sido restituídas duas credenciais de profissionais da agência de notícias.

Hoje, as autoridades de Cuba comunicaram ao governo da Espanha a restituição de mais duas credenciais de jornalistas da Agência Efe que atuam em Havana, segundo informaram fontes diplomáticas do país europeu.

A devolução será acompanhada da autorização para a concessão de visto de jornalista do novo delegado da Efe em Cuba, Juan Palop, que havia sido solicitado no fim de julho deste ano, indicaram as fontes diplomáticas.

A presidente da Efe, Gabriela Cañas, considerou a medida anunciada nesta quarta-feira “insuficiente” e “atrasada” e cobrou a devolução das credenciais de toda a equipe. Além disso, garantiu que a agência seguirá insistindo na necessidade de recompor a delegação, que é, tradicionalmente, formada por sete jornalistas. EFE