Índia tem menor número de casos de infecção pelo novo coronavírus em 9 meses

Nova Délhi, 16 nov (EFE).- A Índia registrou nesta terça-feira mais 8.865 casos de infecção pelo novo coronavírus, o menor número em nove meses no país, que tem mais de 1,35 bilhão de habitantes e que se tornou, em maio desse ano, o epicentro da pandemia da covid-19 no mundo.

A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde nacional, que seis meses atrás chegou a contabilizar mais de 400 mil positivos em um mesmo dia.

Desde o início da propagação do novo coronavírus, a Índia já notificou 34.456.401 de infecções detectadas, quantidade inferior apenas a dos Estados Unidos.

Ainda de acordo com o balanço apresentado pelo Ministério da Saúde do país asiático, atualmente, há 130.793 casos ativos de covid-19, ou seja, de pessoas que podem transmitir o patógeno para outras. Este também é o número mais baixo em seis meses na Índia.

Nas últimas 24 horas, foram notificadas mais 197 mortes por covid-19, o que eleva o total desde o início da pandemia para 463.852.

Especialistas, no entanto, indicam que o número de vítimas, provavelmente, é muito maior no país, o que as autoridades locais descartam.

A alegação vem de estudos que aponta ter sido registrada no país quantidade de mortos proporcionalmente menor a do que a extensão do contágio, inclusive, na comparação com a situação de outros países.

O Ministério da Saúde ainda informou nesta terça-feira que foram aplicadas na Índia 1,12 bilhão de doses de vacina contra a covid-19. Ao todo, 300 milhões de pessoas já completaram o esquema de imunização.

A taxa ainda não está próxima da meta do governo, de imunizar até o fim do ano a metade da população adulta. EFE