Maduro pede "compreensão e solidariedade" ao mundo para eleições de domingo

Caracas, 17 nov (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu nesta quarta-feira “compreensão e solidariedade” ao mundo para a realização das eleições regionais e locais do próximo domingo e garantiu que seu país tem uma democracia “provada”.

“Peço a compreensão e solidariedade de todo o mundo com as eleições de 21 de novembro, com a revolução bolivariana e com o desenvolvimento do nosso próprio projeto democrático, ninguém virá impor nada a nós”, disse Maduro durante a sua participação em um fórum dedicado à “democracia e à verdade da Venezuela”.

No evento, organizado pelo secretariado internacional do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o presidente disse que a democracia do seu país está “provada” e “reforçada com liberdades públicas totais e amplas”.

Contudo, indicou que também foi “sitiada e atacada” pelos supostos planos e “conspirações” da oposição e dos países que denunciou nos últimos quatro anos.

“É uma democracia reforçada, com liberdades públicas totais e amplas enfrentando conspirações permanentes, conspirações financiadas pela Colômbia, pelos Estados Unidos, conspirações permanentes”, insistiu.

Maduro recordou que “tudo está pronto” para as eleições, nas quais serão eleitos 3.082 cargos, distribuídos em 23 governadores, 335 prefeitos, 253 integrantes para os Conselhos Legislativos e 2.471 vereadores.

Pela primeira vez desde 2017, a maioria da oposição participará destas eleições, incluindo o setor liderado por Juan Guaidó. As eleições terão mais de 300 observadores internacionais, de acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE). EFE