Portugal tem maior número de internados com covid-19 dos últimos 2 meses

Lisboa, 16 nov (EFE).- Portugal registrou nesta terça-feira, pelo décimo dia consecutivo, aumento de pacientes internados com covid-19, ao alcançar a marca de 486 hospitalizados, a mais alta dos últimos dois meses.

O número consta no boletim apresentado hoje pela Direção Geral de Saúde do país (DGS).

Ainda de acordo com o órgão, o país contabilizou nas últimas 24 horas mais 1.693 casos de infecção pelo novo coronavírus e nove mortes provocadas pela covid-19. Os respectivos totais de positivos e vítimas subiram para 1.110.155 e 18.274.

Atualmente, de acordo com a DGS, há 80 pacientes internados nas unidades de terapia intensiva dos hospitais de Portugal, o que representa um a mais do que ontem.

A incidência acumulada no país é de 156,6 casos para cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Já o índice de transmissão Rt, que mede o número de pessoas necessárias para infectar outra é de 1,16.

Diante dos indicadores alarmantes das últimas semanas, o governo português convocou uma reunião com especialistas, que acontecerá na próxima sexta-feira, para discutir restrições para evitar a propagação do novo coronavírus.

O primeiro-ministro, António Costa, no entanto, descartou nesta terça-feira a possibilidade de decretar novamente estado de emergência no país.

“Serão avaliadas as medidas a serem tomadas, em função do risco”, disse Costa.

O premiê, contudo, garantiu que o objetivo do governo é seguir “dificultando o menos possível a vida das pessoas”.

A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu na semana passada que todos os cenários estavam “abertos”, enquanto a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, afirmou ontem que não está excluída a obrigatoriedade do trabalho remoto.

Atualmente, em Portugal, pouco mais de 10 milhões de habitantes completaram o esquema de vacinação contra a covid-19, o que representa 86% da população.

O país, inclusive, já avançou para a aplicação da terceira dose de imunizantes, em pessoas com mais de 65 anos. De acordo com Costa, 60% das pessoas maiores de 80 anos já foram vacinadas, enquanto 32% da população de 65 a 80 recebeu a dose de reforço. EFE