UE mantém aposta em negociação "bloco a bloco" com Mercosul

Montevidéu, 16 nov (EFE).- A União Europeia (UE) continua com um “compromisso muito claro” de negociar “bloco por bloco” e concluir o acordo com o Mercosul, já que se trata de uma estratégia política e econômica.

Esse posicionamento foi manifestado à Efe pelo diretor para as Américas do Serviço de Ação Externa da União Europeia, Javier Niño Pérez; pela diretora-geral adjunta de Parcerias Internacionais da Comissão Europeia, Myriam Ferran; e pelo embaixador da União Europeia no Uruguai, Paolo Berizzi, que participa, em Montevidéu, da Comissão Mista UE-Uruguai.

“Nosso compromisso estratégico é muito claro, que é negociar bloco a bloco com os quatro países, porque nosso compromisso não é simplesmente comercial, como seria um tratado de livre comércio com a China; é político, para realmente criar uma relação que nos permita avançar em questões que vão muito além do comércio”, enfatizou Niño, descartando a possibilidade de um acordo bilateral com o Uruguai.

“É verdade que há muita frustração compreensível devido ao atraso na ratificação, mas este é o compromisso estratégico, e estou convencido de que vamos alcançar este objetivo”, reiterou.

O Acordo de Associação UE-Mercosul foi assinado em 2019, após 20 anos de negociações, mas ainda não entrou em vigor porque depende da ratificação pelos Congressos de todos os envolvidos, e há países europeus que não confiam nos compromissos ambientais dos países do Mercosul.

“Estamos trabalhando em uma possível declaração conjunta que nos permitirá tranquilizar aqueles que estão preocupados nos círculos europeus”, disse Niño.

Ele também destacou os discursos feitos por Brasil, Argentina e Uruguai durante a cúpula climática COP26, onde se comprometeram a pôr um fim ao desmatamento ilegal e a reduzir as emissões poluentes. EFE