Pentágono adverte sobre "comportamento problemático" da Rússia

Washington, 17 nov (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, advertiu nesta quarta-feira sobre um suposto comportamento problemático da Rússia, que segundo ele vem se manifestando de maneira recorrente.

Em entrevista coletiva no Pentágono antes de uma viagem oficial ao Bahrein e aos Emirados Árabes, Austin citou como exemplo dessa postura por parte dos russos o recente teste de mísseis antissatélite e a concentração de tropas na fronteira com a Ucrânia, e pediu para Moscou ser “mais responsável e transparente”.

“Continuamos vendo um comportamento preocupante da Rússia. Isso nos causa profunda preocupação”, declarou o secretário de Defesa americano

Em particular, ele citou a concentração das tropas russas perto da fronteira ucraniana e seu recente teste antissatélite, atividades que, em sua visão, “não são propícias ao ambiente de segurança”.

“A verdade é que não sabemos exatamente o que o presidente (russo Vladimir) Putin está buscando”, completou Austin, que quer que a Rússia seja mais “responsável e transparente” em suas atividades militares.

O Departamento de Estado dos EUA, a Otan e a agência espacial americana Nasa descreveram o teste antissatélite russo como “imprudente”, “perigoso” e “irresponsável”. O trio alegou que a tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) foi colocada em risco devido aos destroços espaciais gerados.

As acusações foram rapidamente negadas pelo ministro da Defesa da Rússia, Sergey Shoygu. Ele salientou que o míssil atingiu um satélite antigo com altíssima precisão e negou que o mesmo estivesse violando seus acordos internacionais, já que havia sido posto em órbita pela então União Soviética nos anos 80. EFE