Reino Unido defende direito de cubanos realizarem manifestações pacíficas

Londres, 18 nov (EFE).- O governo do Reino Unido defendeu nesta quinta-feira o direito dos cidadãos de Cuba de se manifestarem pacificamente e indicou preocupação com as detenções realizadas para restringir a liberdade de expressão na ilha caribenha.

“Todo mundo em Cuba deveria ter o direito a protestar pacificamente. Nos inquietam, particularmente, as detenções e o uso do sistema penal como instrumentos para restringir a liberdade de expressão no país”, afirmou uma porta-voz do gabinete do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, à Agência Efe.

De acordo com a mesma fonte, o governo do Reino Unido segue transmitindo as preocupações de maneira direta e privada às autoridades cubanas, em Londres e em Havana, assim como também faz em manifestações públicas.

A reação vem depois de um protesto convocado por organizações sociais para a última segunda-feira, tendo a mudança política na ilha como pauta, ter sido tornado ilegal e acabar esvaziado.

Os organizadores atribuíram o fracasso da iniciativa à intensa campanha de interrogatórios, ameaças de prisão, atos de intimidação e ameaças, todas realizadas pelas autoridades cubanas nos dias que antecederam o ato. EFE