26.1 C
Rio de Janeiro
2 dezembro, 2021

Aprovação presidencial apresenta queda em países da América Latina

- Publicidade -

Diário Carioca Google News

Buenos Aires, 19 nov (EFE).- O nível de aprovação presidencial caiu em todos os países latino-americanos que estão em processo eleitoral, de acordo com uma pesquisa da ONG Latinobarómetro divulgada nesta sexta-feira.

- Publicidade -

Segundo a pesquisa, entre setembro e outubro o nível de apoio presidencial deteriorou-se em todos os países que realizaram ou estão prestes a realizar eleições: Nicarágua, Argentina, Honduras e Chile.

- Publicidade -

O chefe de Estado que registrou a maior queda na aprovação foi Juan Orlando Hernández, líder de um país, Honduras, que realizará eleições gerais no próximo dia 28.

- Advertisement -

Embora o índice de apoio de Hernández fosse de 54% entre julho e agosto, o presidente conta agora com a confiança de apenas 32% da população hondurenha.

Em seguida está o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, que foi reeleito pelo quarto mandato consecutivo após a “prisão arbitrária de seus principais concorrentes políticos”.

Segundo o Latinobarómetro, Ortega teve 39% de apoio entre o sétimo e o oitavo meses do ano, percentual que caiu para 34% entre setembro e outubro.

Em seguida, vem o presidente argentino, Alberto Fernández, cujo partido político, Frente de Todos, foi o segundo mais votado nacionalmente nas eleições legislativas do país, realizadas no último dia 14.

Os índices de aprovação de Fernández caíram 4%, de 38% entre julho e agosto para 34% entre setembro e outubro.

Por fim, o presidente chileno, Sebastián Piñera, perdeu ainda mais apoio nos últimos dois meses: apenas 18% dos chilenos têm uma visão positiva de Piñera, 3% a menos do que em julho e agosto.

No próximo domingo, o Chile realizará as eleições mais cruciais e incertas de sua história, disputa da qual Piñera não participará.

IMPACTO DO PANDORA PAPERS

A pesquisa do Latinobarómetro também mediu o impacto do escândalo Pandora Papers: três presidentes, incluindo Piñera, e 11 outros ex-presidentes latino-americanos aparecem nesses documentos.

Sem dúvida, o mais afetado por essas revelações foi o presidente equatoriano, Guillermo Lasso, vinculado a 14 empresas offshore, das quais 11 teriam sido dissolvidas para viabilizar sua candidatura à presidência.

Segundo o Latinobarómetro, Lasso perdeu 22% do apoio em apenas dois meses, passando de 72% entre julho e agosto para 50% entre o nono e o décimo mês do ano.

Outro governante atingido pelo escândalo foi Luis Abinader, presidente da República Dominicana, cuja aprovação passou de 70% a 65% nos últimos dois meses.

Em nota, os autores da pesquisa apontaram que a América Latina vive uma “crise geral de confiança”, que atinge tanto as instituições governamentais quanto os atores políticos.

De fato, com exceção do Uruguai, a confiança na figura presidencial e nas demais instituições do Estado mostra “uma tendência decrescente” a partir de 2017 e 2018, segundo dados do Latinobarómetro. EFE

Assine nossa newsletter

Assine nosso Boletim e ique bem informado com as principais notícias do Mundo

- Publicidade -
Agência EFEhttps://www.efe.com/efe/brasil/3
A agência EFE é um serviço de notícias internacional criado em 1939 em Espanha. É uma das maiores agências de notícias do mundo, primeira em idioma espanhol e principal provedor de serviços informativos para os meios de comunicação nos países de língua espanhola

La OMS informa de que Sudáfrica y Botsuana acumulan el 62 % de los casos de ómicron en el mundo

Johannesburgo, 2 dic (EFE).- Sudáfrica y Botsuana acumulan el 62 % de los casos de ómicron, la nueva variante del coronavirus, detectados en el...

La EMA evalúa en tiempo real la vacuna de la covid-19 de la francesa Valneva

La Haya, 2 dic (EFE).- La Agencia Europea de Medicamentos (EMA) comenzó este jueves a evaluar en tiempo real los datos emergentes de la...

Rusia vuelve a registrar más de 33.000 casos por covid y no bajan las muertes

Moscú, 2 dic (EFE).- Rusia volvió a registrar hoy más de 33.000 muertes por covid-19 después de solo dos días por debajo de este...

Descubren el posible detonante de los trombos tras la vacuna de AstraZeneca

Londres, 2 dic (EFE).- Un equipo de científicos del Reino Unido y Estados Unidos cree haber descubierto el detonante para el desarrollo de unos...

EE.UU. exigirá a los viajeros un test negativo de 24 horas antes de su vuelo

Washington, 2 dic (EFE).- Estados Unidos exigirá a partir del próximo lunes a todos los viajeros que se trasladen a su territorio que presenten...
- Publicidade -

Agora é lei: O Tablado é patrimônio cultural e imaterial do Rio

 teatro “O Tablado” é patrimônio cultural e imaterial do estado do Rio de Janeiro. É o que declara a Lei n° 9.479/21
- Publicidade -