Comitê aconselha doses de reforço de vacina contra Covid para adultos nos EUA

Washington, 19 nov (EFE).- Um comitê assessor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) recomendou unanimemente nesta sexta-feira uma dose de reforço das vacinas Pfizer e Moderna contra a Covid-19 para todos os adultos do país.

A votação do Comitê Assessor sobre Práticas de Imunização (Acip), um órgão independente do CDC, terminou com 11 votos a favor e nenhum contra a injeção extra. A decisão terá agora que ser assinada pela diretora do Centro, Rochelle Walensky, para que se torne definitiva.

Assim, é possível que nas próximas horas todas as pessoas com mais de 18 anos tenham acesso o reforço nos EUA, embora a Acip tenha enfatizado que todas as pessoas com mais de 50 anos de idade devem recebê-lo.

Como parte do processo de aprovação da vacina, a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) havia liberado anteriormente a aplicação extra para uso emergencial para aqueles 18 anos ou mais nos EUA.

Até agora, as autoridades sanitárias americanas haviam aprovado o reforço para pessoas acima de 65 anos de idade, assim como para adultos com condições médicas ou com alto risco de contrair a doença.

Até a decisão federal, vários estados do país já haviam permitido a administração dessas doses à população adulta. O número médio de infecções diárias no país aumentou ligeiramente nas últimas semanas, e agora se situa em 83 mil casos, enquanto o número de mortes continua caindo constantemente para cerca de 1 mil por dia. EFE