FDA autoriza aplicação da dose de reforço de vacinas contra a covid-19

Washington, 19 nov (EFE).- A Administração de Alimentos e Remédios dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) autorizou nesta sexta-feira a aplicação de doses de reforço das vacinas Pfizer/BioNTech e Moderna contra a covid-19 em todos os adultos no país.

A autorização para o uso emergencial desta terceira dose na população com mais de 18 anos precisa agora apenas da autorização dos Centros de Controle de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) para que estejam geralmente disponíveis, o que pode acontecer ainda hoje.

Até agora, as autoridades sanitárias dos EUA aprovaram o uso da terceira dose em pessoas com mais de 65 anos de idade, bem como adultos com problemas médicos ou alto risco de contrair a doença.

Enquanto se aguarda a decisão federal, vários estados do país já permitiam a aplicação dessas doses de reforço para a população adulta há semanas.

“Esta autorização para uso de emergência surge em um momento crítico, conforme entramos nos meses de inverno e enfrentamos casos crescentes de covid-19 e hospitalizações em todo o país”, disse Stéphane Bancel, CEO da Moderna, através de um comunicado.

O número médio de casos diários teve um pequeno aumento no país nas últimas semanas, e agora está em 83 mil; enquanto o de óbitos mantém seu declínio progressivo, e gira em torno de 1 mil.

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia da covid-19, com mais de 768 mil mortes desde o início de 2020. EFE