Holanda faz alerta para pessoas que contraem covid-19 voluntariamente

Haia, 19 nov (EFE).- A Inspeção de Saúde e Atenção à Juventude, órgão ligado do Ministério da Saúde da Holanda (IGJ), apelou nesta sexta-feira para que os jovens não contraiam deliberadamente a covid-19 para manter o passaporte sanitário, depois da divulgação dos planos do governo de retirar a vacinação do certificado.

“É perigoso se infectar intencionalmente pelo novo coronavírus. Ao fazer isso, você coloca em perigo a si mesmo e aos demais. A Inspeção de Saúde e Atenção à Juventude está indignada com as iniciativas que oferecem essa possibilidade. O coronavírus é perigoso, e você pode ficar gravemente doente”, indica comunicado emitido pelo órgão.

O alerta foi lançado após o surgimento de “entidade que, conscientemente, querem propagar o vírus”, diz a nota da IGJ, em alusão a grupos que oferecem a possibilidade de infecção, para permitir que as pessoas passem a ser classificadas como “recuperadas da covid-19”.

Dessa forma, o indivíduo em questão passa a ter direito ao passaporte sanitário.

“Me parece espantoso. É um tapa na cara de qualquer pessoa comprometida a lutar contra a pandemia durante mais de um ano e meio. Com certeza, também para os familiares de pessoas que perderam a vida por causa do novo coronavírus”, afirmou Marina Eckenhausen, responsável pela IGJ.

A inspetora destacou que o risco não é de apenas contrair uma forma grave da covid-19 ao não se vacinar, mas também “infectar outras pessoas, que, estas sim, podem ficar gravemente doentes”.

“Qualquer um que se infecte deliberadamente coloca em risco a saúde pública”, apontou o IGJ, em comunicado.

Na Holanda, um site passou a oferecer ontem um pacote no valor de 33,50 euros (R$ 210,83), que inclui um tubo com líquido que permitiria o comprador contrair a covid-19 e um teste surpresa para confirmar o contágio.

PLANO DO GOVERNO.

Embora não tenha apoio no Parlamento, o governo holandês planeja retirar, dentro de duas semanas, o passaporte sanitário dos vacinados, em caso de resultado negativo em exame de detecção do novo coronavírus.

O certificado vale, por exemplo, para acesso a locais considerados de risco, como bares, restaurantes, shows e, inclusive, estabelecimentos comerciais não essenciais.

Nas últimas duas semanas, A Holanda vem registrando recorde de novos casos de covid-19. O boletim divulgado ontem pelas autoridades locais indicou o registro de 23 mil positivos.

Atualmente, no país, 82,7% da população com mais de 12 anos conta com esquema completo de vacinação, enquanto 86,4% recebeu, ao menos, a primeira dose de imunizante.

Os números, no entanto, estão estagnados há meses. Até o momento, 1,8 milhão de pessoas não foi vacinada com qualquer dose no território holandês. EFE