Holanda proíbe fogos de artifício no réveillon por causa da pandemia

Haia, 19 nov (EFE).- O governo da Holanda proibiu nesta sexta-feira o uso de fogos de artifício na noite de réveillon em todo o território nacional, devido a saturação dos hospitais do país provocado pelo aumento do número de casos de covid-19.

O Conselho de Ministros adotou a medida por causa dos acidentes registrados anualmente, que poderiam se tornar um problema adicional em um cenário de atendimento médico em alta nas últimas semanas.

Anteriormente, o governo holandês havia descartado a possibilidade de proibir o uso de fogos de artifício, o que já aconteceu no ano passado, mas a Associação de Municípios e prefeitos fizeram apelo pela medida.

Dessa forma, além do uso, também ficará vedada a comercialização de fogos em todo o país.

O ministro interino da Saúde, Hugo de Jonge, afirmou nesta sexta-feira que os hospitais e centro médicos, inclusive, as UTIs estão “incrivelmente ocupadas”, em todo o país.

“Era preciso tomar uma decisão agora, visto que, no ano passado, foi uma ajuda. É bom e sensato fazer o mesmo neste ano”, disse o integrante do governo da Holanda.

No ano passado, apesar da proibição de uso de fogos de artifícios, foram registrados 108 atendimentos a pessoas com ferimentos causados por este tipo de item. Em anos anteriores, a média era de cerca de 1.000 hospitalizações.

De acordo com o mais recente boletim sobre a covid-19, foram registrados nesta sexta-feira mais 21.099 casos de infecção e 39 mortes. Nas unidades de saúde, há 2.147 internados, sendo que 428 estão nas UTIs. EFE