Israel começará vacinar crianças entre 5 e 11 anos a partir do dia 23

Jerusalém, 19 nov (EFE).- O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, anunciou nesta sexta-feira que crianças com idades entre 5 e 11 anos poderão receber a vacina contra a covid-19 a partir do dia 23.

A decisão, anunciada através do perfil oficial do premiê no Facebook, acontece poucos dias após a aprovação da vacinação desta faixa etária pelo Ministério da Saúde, que não havia confirmado a data de início da imunização por falta de certeza sobre a chegada de novas doses.

A imprensa local informou hoje que Israel finalmente receberá no próximo domingo um carregamento de centenas de milhares de doses da vacina de Pfizer/BioNTech, após um atraso imprevisto na semana passada.

As doses a serem aplicadas nas crianças serão reduzidas em tamanho e conterão apenas um terço da quantidade aplicada em adultos.

“Eu sei que há uma certa sensibilidade em torno deste assunto. Há muitas pessoas que temem vacinar crianças e não são necessariamente ‘antivacinas’ ou que acreditam em teorias da conspiração”, disse Bennett, enfatizando que todas as informações científicas sobre o avanço dessa nova campanha de vacinação serão rapidamente disponibilizadas à população.

“Estamos determinados a proteger os cidadãos de Israel da pandemia e de suas consequências econômicas”, acrescentou.

No final do ano passado, Israel iniciou um rápido processo de vacinação, imunizando uma grande parte de sua população de 9,3 milhões de habitantes com duas doses no espaço de poucos meses.

Neste verão (no hemisfério norte), após uma quarta onda de diagnósticos positivos atribuídos à propagação da variante Delta, o país foi o primeiro no mundo a começar a inocular a população em geral com uma terceira dose de Pfizer/BioNTech.

A campanha também avançou com rapidez e quase metade da população já recebeu as três doses, processo que, segundo as autoridades sanitárias israelenses, ajudou a frear a quarta onda. EFE