Japão aprova maior pacote de estímulo econômico da história do país

Tóquio, 19 nov (EFE).- O governo do Japão aprovou nesta sexta-feira um pacote de medidas de estímulo econômico avaliado em 55,7 trilhões de ienes (R$ 2,7 trilhões), que incluirá ajuda a empresas e pessoas que foram mais afetadas pela pandemia da covid-19.

O plano, que hoje recebeu sinal verde do gabinete do primeiro-ministro, Fumio Kishida, está destinado à recuperação da terceira maior economia do mundo, que vem sofrendo impacto pelo prolongado efeito da crise decorrente da propagação do novo coronavírus.

Entre as medidas que constam no pacote está o pagamento de 100 mil ienes (R$ 4,85 mil) para pessoas de baixa renda, além de valor semelhante para famílias por cada filho menor de 18 anos. A ideia é dar suporte para o consumo de produtos básicos e os gastos com educação.

Além disso, está previsto subsídio para empresas do setor de turismo, descontos para viajantes e compensação pela redução dos deslocamentos internos dos japoneses, que serão estimulados pelas autoridades locais, assim como o fechamento de fronteiras.

Outra das medidas consideradas fundamentais do pacote é o aumento salarial para trabalhadores de alguns setores que foram mais afetados pela pandemia e viram as remunerações caírem, na comparação com outros, como na saúde, e nos cuidados à pessoas, como em asilos e creches.

O governo do Japão ainda iniciará um novo sistema de subsídios para empresas distribuidoras de petróleo, voltado a responder à recente alta dos preços. As indústrias de semicondutores e inteligência artificial, consideradas estratégicas, também receberão investimentos, assim como segurança e defesa.

Esse é o maior pacote de estímulo econômico aprovado na história do Japão, e o montante será financiado a partir de um orçamento suplementar a ser aprovado neste ano, e para o do próximo. EFE