Homem é assassinado em fila de centro de votação na Venezuela

San Francisco (Venezuela), 21 nov (EFE).- Um homem foi assassinado neste domingo enquanto estava na fila do lado de fora de um centro de votação no estado venezuelano de Zulia, na fronteira com a Colômbia, onde duas pessoas ficaram feridas, informou à Agência Efe uma testemunha, mas as autoridades da Venezuela desvincularam o incidente das eleições regionais e locais.

EFE/ HENRY CHIRINOS

“Designei uma equipe de altos gestores do Cicpc (Corpo de Investigações Científicas Penais e Criminais) para ir a San Francisco, no estado de Zulia, para esclarecer o incidente em que um homem morreu e duas pessoas ficaram feridas”, disse o diretor da força de segurança, Douglas Rico, no Twitter.

De acordo com uma testemunha que estava no centro de votação, identificada como Alejandra Bustamante, um grupo de pessoas saiu de veículos e começou a empurrar para dispersar os eleitores e dispararam.

“Agrediram todos na fila, me empurraram e não me deixaram realizar o meu processo de votação”, relatou Bustamante, que também denunciou que perto do centro de votação localizado no município de San Francisco de Maracaibo, em Zulia, havia um grupo de opositores que foram “atacados”.

De acordo com o diretor do Cicpc, as “primeiras investigações dissociam o evento” das eleições, declaração que foi reforçada pelo ministro do Interior, Remigio Ceballos, ao considerar o ato “isolado”.

Embora Rico e Ceballos não tenham identificado as vítimas, um relatório da polícia diz que Antonio Urdaneta, de 38 anos, foi morto e que e os feridos são Johan José Montero, de 19 anos, e Sonia Urdaneta, de 57. Todos foram levados para um hospital local, mas Urdaneta chegou sem sinais vitais, de acordo com o mesmo relatório.

O ex-candidato presidencial Henrique Capriles também comentou o incidente, pedindo “atenção” da Missão de Observação Eleitoral da União Europeia (MOE-UE), que está no país. EFE