24.2 C
Rio de Janeiro
29 novembro, 2021

Distúrbios em protestos na Holanda resultam em 30 prisões

- Publicidade -

Diário Carioca Google News

Haia, 22 nov (EFE).- Cerca de 30 pessoas foram presas na noite deste domingo por participar de tumultos em diferentes cidades da Holanda, o que levou a polícia local a fazer um apelo para os pais, já que um terço dos detidos em situações semelhantes nos últimos dias foram menores de idade.

EFE/ROB ENGELAAR

As cidades mais afetadas declararam situação de emergência, que permite a atuação dos agentes policiais e a imposição de restrições para conter os grupos, que são convocados pelas redes sociais, lançam fogos de artifício nas ruas, incendeiam carros, bicicletas e motos, entre outros atos de vandalismo.

Além disso, diversos policiais foram atingidos pelo lançamento de pedras e outros objetos.

“Um terço dos agitadores presos nos últimos dias eram menores de idades. Os pais são responsáveis pelos filhos. Um agente local pode explicar a eles que isso não é brincadeira, mas sim, situações que colocam a vida em perigo. Não sabemos se alguém com rosto coberto tem 12 ou 42 anos”, afirmou o comandante da polícia local, Max Daniel.

- Advertisement -

O representante da corporação lembrou que, durante a madrugada de sábado, em Roterdã, os agentes precisaram fazer “dezenas de disparos” de advertência, em meio aos tumultos.

“Vocês não querem que seus filhos antes por ali, não é verdade? Isso coloca a vida em perigo”, alertou.

Na noite deste domingo, houve atos de violência em cidades com Enschede e Groningen, segundo a emissora local “NOS”, que divulgou o número de 30 detidos.

Em Roosendaal, no sul da Holanda, os vândalos (“agitadores”, como têm sido chamados pela polícia), provocaram um incêndio em uma escola primária, queimaram um carro e dispararam sinalizadores, segundo a polícia local.

Os atos organizados nas redes sociais são uma forma de protestar com as restrições impostas pela pandemia da covid-19 na Holanda.

Torcedores de futebol, inclusive, participaram de distúrbios, depois de jogos pela primeira divisão do campeonato do país. Ao menos, 24 pessoas foram presas nos arredores do estádio De Kuip, em Roterdã, após o lançamento de fogos de artifício contra policiais. EFE

Assine nossa newsletter

Assine nosso Boletim e ique bem informado com as principais notícias do Mundo

- Publicidade -
Agência EFEhttps://www.efe.com/efe/brasil/3
A agência EFE é um serviço de notícias internacional criado em 1939 em Espanha. É uma das maiores agências de notícias do mundo, primeira em idioma espanhol e principal provedor de serviços informativos para os meios de comunicação nos países de língua espanhola

Zona Oeste do Rio passará por obras de reurbanização

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou neste domingo (28/11) o lançamento de obras de requalificação de áreas públicas em Guaratiba, Santa Cruz e Bangu, na Zona Oeste da cidade.

Escocia también detecta alguna transmisión de ómicron sin vínculos con África

Londres, 29 nov (EFE).- La ministra principal de Escocia, Nicola Sturgeon, reveló este lunes que algunos de los seis infectados en esa región hasta...

Rua no entorno do Estádio Nilton Santos leva o nome do Jornalista Luiz Mendes

A Rua das Oficinas, uma das vias de acesso ao Estádio Olímpico Nilton Santos, no Engenho de Dentro, agora passa a se chamar Rua das Oficinas Jornalista Luiz Mendes.

Auxílio Brasil: Caixa paga a cadastrados com NIS final 9

A Caixa paga nesta segunda-feira (29) o Auxílio Brasil para beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 9.

Los ministros de Sanidad del G7 analizan estrategias contra la ómicron

Londres, 29 nov (EFE).- Los ministros de Sanidad del Grupo de los Siete (G7, economías más desarrolladas) se reúnen este lunes, a convocatoria de...
- Publicidade -

A Culpa é do Cabral recebe MC Carol

A Culpa é do Cabral, mesa redonda de humor consagrada pelo quinteto de comediantes formado por Fabiano Cambota, Nando Viana, Rafael Portugal, Rodrigo Marques e Thiago Ventura recebe MC Carol no próximo episódio inédito.
- Publicidade -