24.2 C
Rio de Janeiro
29 novembro, 2021

Presidente da Efe defende “alfabetização midiática” para jovens

- Publicidade -

Diário Carioca Google News

Pequim, 22 nov (EFE).- A presidente da Agência Efe, Gabriela Cañas, defendeu nesta segunda-feira a “alfabetização midiática” dos jovens, para que saibam distinguir a informação confiável, diante do que classificou de tirania do algoritmo e da desconfiança que o ecossistema digital gerou aos meios tradicionais de imprensa.

“Hoje, é mais difícil do que nunca distinguir a verdade da mentira”, disse a jornalista, durante discurso na sessão plenária do World Media Summit (Cúpula Mundial de Meios), que acontece de forma virtual, ao longo do dia, em Pequim, na China.

“É dramático ver como a verdade hoje está tão desacreditada, como uma parcela significativa da população deprecia a verdade e abraça as mentiras sem olhar crítico. Paralelamente, sofremos com um excesso de informação, cujas consequências são ocasiões tão nefastas quanto as ‘fake news'”, completou.

Por isso, Cañas considerou urgente “a alfabetização midiática para conseguir com que os jovens consumam notícias de verdade, para que estejam melhor informados e saibam detectar as mentiras”.

- Advertisement -

“As redes e aqueles que as alimentam com fins ocultos, impuseram sua lei. Se arrogam o uso da verdade e provocam desinteresse para com a mídia tradicional, para com aqueles que, realmente, geram conteúdo de uma maneira verdadeira e contrastada”, disse.

Cañas também convocou para uma luta contra a tirania do algoritmo e para que se evite que “sejam as grandes companhias tecnológicas que explorem economicamente os conteúdos”, ao invés dos meios tradicionais, que “lutam pela verdade e trabalham com ela”.

A presidente destacou o “grande trabalho” que realizam as agências públicas de notícias e o empenho da Efe em alcançar a “máxima qualidade” na busca pela verdade e na verificação das informações, diante de um “inimigo perigoso”, que é a desinformação.

“Somos o meio de comunicação mais importante do mundo em espanhol. Nossos protocolos são tão rigorosos como as notícias que publicamos. Estamos obrigados a manter bem alta a chama da credibilidade e estendê-la pelo mundo. É parte de nossa vocação pública”, garantiu Cañas.

Diante desses objetivos, a presidente da Efe apelou para a força das alianças e da inovação, “porque dela, depende, em grande parte também, a sobrevivência dos meios, em um contexto marcado pela mudança permanente”, apontando como exemplos acordos feitos pela agência espanhola com o TikTok e o Twitter.

“Temos que ser capazes também de estimular a curiosidade das pessoas sobre tudo aquilo que sabemos que é transcendente”, disse.

Para Cañas, o mesmo ambiente digital que ameaça a imprensa tradicional, oferece “extraordinárias oportunidades”, desde o enorme impacto dos conteúdos até a maior facilidade para o intercâmbio profissional e a coesão entre os meios.

No discurso, a jornalista também parabenizou a agência de notícias chinesa Xinhua, anfitriã da cúpula, pelo 90º aniversário e também pelo “interesse que mostrou na língua espanhola, com a criação de um site no idioma”.

Cañas concluiu o discurso, o primeiro de um representante da Efe neste fórum, com uma lembrança pelos, ao menos, 1,8 mil profissionais da informação que morreram durante a pandemia.

O World Media Summit foi constituído em 2009, pelas principais agências de notícias do mundo e teve encontros anteriores realizados em Pequim, em 2009, Moscou, em 2012, e Doha, em 2016.

A edição deste ano concentrou o debate nas estratégias de crescimento dos meios diante do impacto da covid-19, tendo como participantes, dirigentes das agências Associated Press, Reuters, Xinhua, France Presse e TASS, além da emissora Al Jazeera, do jornal Folha de S. Paulo, entre outros. EFE

Assine nossa newsletter

Assine nosso Boletim e ique bem informado com as principais notícias do Mundo

- Publicidade -
Agência EFEhttps://www.efe.com/efe/brasil/3
A agência EFE é um serviço de notícias internacional criado em 1939 em Espanha. É uma das maiores agências de notícias do mundo, primeira em idioma espanhol e principal provedor de serviços informativos para os meios de comunicação nos países de língua espanhola

Los ministros de Sanidad del G7 analizan estrategias contra la ómicron

Londres, 29 nov (EFE).- Los ministros de Sanidad del Grupo de los Siete (G7, economías más desarrolladas) se reúnen este lunes, a convocatoria de...

España pide a sus turistas en Marruecos que contacten con sus aerolíneas

Rabat, 29 nov (EFE).- La Embajada de España en Marruecos solicitó a los españoles de viaje en el país magrebí que contacten con sus...

La República Checa confirma su primer caso de infección con variante ómicron

Praga, 29 nov (EFE).- La República Checa confirmó hoy su primer caso de infección con la variante ómicron del coronavirus, detectado en una mujer...

La ómicron deja en el limbo a Yaya Sithole, internacional con Sudáfrica

Lisboa, 29 nov (EFE).- La variante ómicron ha dejado en tierra de nadie al joven futbolista internacional con Sudáfrica Yaya Sithole, centrocampista que milita...

Corea del Sur mantiene las restricciones por el actual ritmo de contagios

Seúl, 29 nov (EFE).- El presidente surcoreano, Moon Jae-in, dijo hoy que el país no activará de momento una relajación de las restricciones sociales...
- Publicidade -

A Culpa é do Cabral recebe MC Carol

A Culpa é do Cabral, mesa redonda de humor consagrada pelo quinteto de comediantes formado por Fabiano Cambota, Nando Viana, Rafael Portugal, Rodrigo Marques e Thiago Ventura recebe MC Carol no próximo episódio inédito.
- Publicidade -