24.2 C
Rio de Janeiro
29 novembro, 2021

Edifício que abriga a sede do Grupo Clarín sofre ataque na Argentina

- Publicidade -

Diário Carioca Google News

Buenos Aires, 23 nov (EFE).- O edifício em que fica a sede do Grupo Clarín, maior conglomerado de comunicação da Argentina, foi atacado com coquetéis molotov, segundo divulgou nesta terça-feira a companhia, que informou que não houve feridos no incidente.

“Lamentamos e condenamos esse grave ato, que a primeira vista aparece como uma expressão violenta de intolerância contra um meio de comunicação. Esperamos o urgente esclarecimento e sanção”, indicou o grupo, por meio de comunicado.

Segundo informações publicadas no site do jornal “Clarín”, ontem à noite, um grupo de, ao menos, nove pessoas encapuzadas, jogaram de sete a oito artefatos incendiários contra uma das entradas do edifício, que está localizado no bairro de Barracas, em Buenos Aires.

O prédio, no momento do ataque, estava fechado. Os coquetéis molotov atingiram uma porta do hall de acesso, o que chegou a provocar um princípio de incêndio.

- Advertisement -

“Não foram registradas vítimas, nem pessoas feridas”, indicou o comunicado emitido pelo Grupo Clarín.

A nota indica que a empresa registrou a ocorrência junto as autoridades, que estão analisando os vídeos que gravaram a ação dos responsáveis pelo ataque.

A investigação do caso ficou a cargo do Juizado Federal de número 9, sob a responsabilidade do juiz Luis Rodríguez, que classificou a ação como de “intimidação pública”.

A Associação de Entidades Jornalísticas Argentinas (Adepa), emitiu um comunicado em que “condena energicamente” o ataque contra a sede do Grupo Clarín.

“É uma expressão violenta de intolerância. Um grave atentado à liberdade de expressão”, aponta a nota, que ainda pede o “rápido esclarecimento” sobre o caso.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, se manifestou nesta terça-feira sobre o ataque, também em tom de condenação ao ato.

“Quero expressar nosso repúdio ao episódio ocorrido na frente da sede do jornal ‘Clarín’. A violência sempre altera a convivência democrática”, escreveu o chefe de governo no Twitter.

“Esperamos que os fatos sejam esclarecidos, e os autores sejam identificados a partir da investigação que está em curso”, completou o presidente.

O ministro de Segurança do país, Aníbal Fernández, também utilizou o Twitter para manifestar repúdio contra ação contra o Grupo Clarín.

“Confio que sejam identificados os autores e que os responsabilizem”, afirmou. EFE

Assine nossa newsletter

Assine nosso Boletim e ique bem informado com as principais notícias do Mundo

- Publicidade -
Agência EFEhttps://www.efe.com/efe/brasil/3
A agência EFE é um serviço de notícias internacional criado em 1939 em Espanha. É uma das maiores agências de notícias do mundo, primeira em idioma espanhol e principal provedor de serviços informativos para os meios de comunicação nos países de língua espanhola

Auxílio Brasil: Caixa paga a cadastrados com NIS final 9

A Caixa paga nesta segunda-feira (29) o Auxílio Brasil para beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 9.

Los ministros de Sanidad del G7 analizan estrategias contra la ómicron

Londres, 29 nov (EFE).- Los ministros de Sanidad del Grupo de los Siete (G7, economías más desarrolladas) se reúnen este lunes, a convocatoria de...

España pide a sus turistas en Marruecos que contacten con sus aerolíneas

Rabat, 29 nov (EFE).- La Embajada de España en Marruecos solicitó a los españoles de viaje en el país magrebí que contacten con sus...

La República Checa confirma su primer caso de infección con variante ómicron

Praga, 29 nov (EFE).- La República Checa confirmó hoy su primer caso de infección con la variante ómicron del coronavirus, detectado en una mujer...

La ómicron deja en el limbo a Yaya Sithole, internacional con Sudáfrica

Lisboa, 29 nov (EFE).- La variante ómicron ha dejado en tierra de nadie al joven futbolista internacional con Sudáfrica Yaya Sithole, centrocampista que milita...
- Publicidade -

A Culpa é do Cabral recebe MC Carol

A Culpa é do Cabral, mesa redonda de humor consagrada pelo quinteto de comediantes formado por Fabiano Cambota, Nando Viana, Rafael Portugal, Rodrigo Marques e Thiago Ventura recebe MC Carol no próximo episódio inédito.
- Publicidade -