26.1 C
Rio de Janeiro
2 dezembro, 2021

OMS alerta sobre baixa vacinação entre profissionais da Saúde na África

- Publicidade -

Diário Carioca Google News

Nairóbi, 25 nov (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta nesta quinta-feira sobre a vacinação dos profissionais ligados aos serviços médicos da África, já que apenas 27% do grupo completou o esquema de vacinação contra a covid-19.

- Publicidade -

De acordo com a agência, nos 25 países do continente, apenas 1,3 milhão de profissionais de Saúde receberam duas doses de imunizante ou a aplicação daqueles de dose única até hoje.

- Publicidade -

Segundo os dados apresentados pela OMS, apenas em seis países da África a taxa de agentes do setor que contam com esquema completo de vacinação está acima de 90%.

- Advertisement -

Por outro lado, um estudo mundial realizado pela OMS apontou que em um grupo de 22 países, a maioria de alta renda, o índice de imunização dos profissionais de Saúde chega a 80%.

“A maioria dos trabalhadores da Saúde da África estão perdendo as vacinas e seguem, perigosamente expostos a uma infecção grave pela covid-19”, afirmou a diretora da OMS para o continente, Matshidiso Moeti, em entrevista coletiva.

“A menos que nossos médicos, enfermeiras e outros trabalhadores da primeira linha obtenham uma proteção total, correremos o risco de um retrocesso nos esforços para frear essa doença. Devemos nos garantir que nossos centros de Saúde sejam locais seguros de trabalho”, completou a representante da agência.

Segundo os dados repassados para a OMS pelos países da África, houve 150,4 mil casos de covid-19 apenas em profissionais da Saúde.

Cinco nações do continente são responsáveis por 70% de todas as infecções notificadas em trabalhadores da área: Argélia, Gana, Quênia, África do Sul e Zimbábue.

“Com um novo aumento de casos que se avizinha na África, após a temporada de festas de fim de ano, os países devem acelerar, urgentemente, o lançamento de vacinas para os profissionais da Saúde”, cobrou Moeti.

Até o momento, segundo o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da União Africana, John Nkengasong, apenas 6,6% da população do continente, que tem cerca de 1,3 bilhão de habitantes, conta com esquema completo de vacinação. EFE

Assine nossa newsletter

Assine nosso Boletim e ique bem informado com as principais notícias do Mundo

- Publicidade -

La OMS informa de que Sudáfrica y Botsuana acumulan el 62 % de los casos de ómicron en el mundo

Johannesburgo, 2 dic (EFE).- Sudáfrica y Botsuana acumulan el 62 % de los casos de ómicron, la nueva variante del coronavirus, detectados en el...

La EMA evalúa en tiempo real la vacuna de la covid-19 de la francesa Valneva

La Haya, 2 dic (EFE).- La Agencia Europea de Medicamentos (EMA) comenzó este jueves a evaluar en tiempo real los datos emergentes de la...

Rusia vuelve a registrar más de 33.000 casos por covid y no bajan las muertes

Moscú, 2 dic (EFE).- Rusia volvió a registrar hoy más de 33.000 muertes por covid-19 después de solo dos días por debajo de este...

Descubren el posible detonante de los trombos tras la vacuna de AstraZeneca

Londres, 2 dic (EFE).- Un equipo de científicos del Reino Unido y Estados Unidos cree haber descubierto el detonante para el desarrollo de unos...

EE.UU. exigirá a los viajeros un test negativo de 24 horas antes de su vuelo

Washington, 2 dic (EFE).- Estados Unidos exigirá a partir del próximo lunes a todos los viajeros que se trasladen a su territorio que presenten...
- Publicidade -

Agora é lei: O Tablado é patrimônio cultural e imaterial do Rio

 teatro “O Tablado” é patrimônio cultural e imaterial do estado do Rio de Janeiro. É o que declara a Lei n° 9.479/21
- Publicidade -