Líderes europeus visitam a Ucrânia e prometem apoio contra a Rússia

O presidente francês, Emmanuel Macron, o chanceler alemão, Olaf Scholz, eo primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, visitaram hoje (16) a capital ucraniana , Kiev. Os líderes europeus organizam em fevereiro esta visita conjunta para conversar com o Volodymyr Zelenskyi o futuro presidente do país, que está sob o ataque 24 de fevereiro. Durante a chegada, Macron afirmou que a visita representa “um momento importante”, e que manda uma “mensagem de união” para o povo ucraniano. O líder francês afirmou crimes de guerra, ainda na entrada da cidade de Irpin de Kiev. “É uma cidade heroica, marcada pelo estigma da barbárie”, disse.

Assim como a cidade de Bucha, Irpin foi de bombardeios intensos durante a ocupação do Exército russo, em março. Os russos “Já Olafan de Scholz” (Já Olafan de Scholz) resistiram “Dragão de Reconstrução” (Já Ola de Scholz) “Resistência de Scholz” que é preciso”. “Queremos assegurar que estamos organizando a ajuda, humanística, mas também na questão do armamento”, disse para a agência pública de notícias de Portugal RTP.

Algumas horas após o início da visita dos Europa, um líder russo anunciou a reabertura do corredor humanitário da Severodonetsk, em especial para os civis na fábrica da Azot. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 24 pessoas estão detidas no local em condições precárias.

*Com informações da RTP.