China impõe sanções a Nancy Pelosi e suspende acordos de cooperação com EUA

A China anunciou nesta sexta (5) sanções contra a presidenta da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, e seus familiares como represália pela visita a Taiwan, no início do mês. O ministério das Relações Exteriores chinês também suspendeu parte da cooperação com os EUA, como resposta ao que qualificaram como uma “flagrante provocação” e um atentado contra a soberania do país e o princípio de uma só China. Ainda que Taiwan reivindique a independência, desde 1971, as Nações Unidas reconhecem a ilha como parte do território chinês.

“Essa ação vulgar terá graves consequências para os Estados Unidos e toda a responsabilidade recairá sobre Washington”, disse o chanceler chinês Wang Yi, durante a Cúpula dos Ministros de Relações Exteriores da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que começou na quinta (4), no Camboja.

E advertiu “nada, nenhuma força política, nenhum país poderá separar Taiwan da China”. 

A China anunciou a suspensão dos diálogos bilaterais com os EUA sobre a emergência climática, cooperação contra crimes transnacionais e tráfico de drogas, assim como política de defesa e acordos marítimos entre militares dos dois países.

Na última quarta-feira (3), Pequim já havia anunciado a suspensão de importações taiwanesas, assim como sanções a organizações separatistas e bloqueio a empresas locais. O Exército de Libertação Popular da China também mantém os maiores exercícios militares já realizados no entorno da ilha. O operativo testa aeronaves de guerra, mísseis balística e munição de fogo real em seis pontos da costa taiwanesa.

Leia mais: China promete “esmagar” tentativas de apoiar independência de Taiwan

Apesar das advertências chinesas, que culminaram com uma ligação telefônica entre os presidentes Joe Biden e Xi Jinping, a congressista democrata decidiu manter sua viagem à ilha asiática, rompendo um hiato de 25 anos sem esse tipo de visita. A questão de Taiwan é um dos temas sensíveis no cerne das relações entre Washington e Pequim. O Estreito de Taiwan tem sido palco de uma nova rodada de tensões. Somente este ano houve quatro ocasiões em que o Pentágono enviou navios militares para o Mar do Sul da China.

Mundo multipolar

Durante a reunião da Asean, na última quinta-feira, o funcionário chinês propôs quatro novos projetos de cooperação com a Associação que representa a região com maiores perspectivas de crescimento econômico no mundo, formada pela Malásia, Indonésia, Filipinas, Tailândia, Camboja, Singapura, Mianmar, Laos, Brunei e Vietnã. 

Wang Yi propôs um novo plano de desenvolvimento econômico com metas para os próximos cinco anos, envolvendo a cooperação entre China, Japão e Coreia do Sul e os dez países do sudeste asiático (cooperação 10+3). 

Veja também: China: maior aliado da América Latina? 

A China oferece aumentar seus repasses financeiros à Asean para criar um fundo de reserva de suprimentos médicos e um mecanismo de integração ministerial para prevenção de emergências e desastres naturais. 

Pequim também irá incrementar as reservas emergenciais de arroz da cooperação 10+3 para aumentar a capacidade regional de abastecimento de alimentos. 

A China é o maior produtor de arroz do mundo, com capacidade para produzir 211 milhões de toneladas, seguida da Indonésia com uma média de 77 milhões de toneladas anuais, enquanto o Vietnã é o quatro do ranking com produção de 43 milhões de toneladas de arroz por ano.

Todas as partes concordaram em aprofundar a cooperação em setores como saúde pública, economia digital e desenvolvimento verde, classificando como positivo o apoio mútuo para enfrentar a pandemia de covid-19.

Edição: Rodrigo Durão Coelho