Polônia confirma intenção de enviar 60 tanques à Ucrânia

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, confirmou nesta sexta-feira (27) o plano do país de fornecer 60 tanques para a Ucrânia.

Citado pelo jornal Rzeczpospolita, o premiê polônes esclareceu que são 14 veículos de combate Leopard-2 de fabricação alemã e mais 30 tanques PT-91, além de outros veículos modernizados.

“O exército polonês enviou 250 tanques [para Kiev] seis meses atrás. No momento, estamos prontos para enviar 60 de nossos tanques modernizados, 30 deles são os PT-91. E além desses tanques, existem 14 tanques Leopard-2”, especificou Morawiecki.

Morawiecki expressou satisfação pelo fato de a Polônia ter conseguido “convencer aliados e parceiros na Europa Ocidental de que eles deveriam ser muito mais ativos no apoio à Ucrânia”, comentando a recente decisão da Alemanha de fornecer tanques Leopard-2 ao governo ucraniano e de concordar com a transferência desses veículos de combate para outros países.

A Alemanha confirmou na última quarta-feira (25) que irá fornecer tanques Leopard-2 à Ucrânia, decisão que Berlim vinha relutando há meses para adotar. A embaixada russa em Berlim declarou que a iniciativa de transferir tanques para Kiev levará o conflito a um novo patamar de confronto.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou na última quinta-feira (28) que 12 países se juntaram ao que ele chamou de “coalizão de tanques” para ajudar a Ucrânia a lutar contra a Rússia.

Edição: Thales Schmidt