Em reunião com presidente de Comores, Lula anuncia apoio do Brasil à entrada da União Africana no G20

Encontro aconteceu em Hiroshima, por conta da cúpula estendida do G7; presidente brasileiro destacou laços históricos com o continente africano

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu neste domingo (21) com o presidente de Comores, Azali Assoumani, durante a cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão. Além de conversar sobre relações entre os países, Lula aproveitou a ocasião para anunciar a Assoumani o apoio do Brasil à demanda da União Africana por uma vaga no G20, a exemplo da União Europeia, que tem uma vaga no grupo.

O presidente do Brasil entregou ao seu colega comorense, que atualmente preside o bloco africano com 54 países-membros, a resposta positiva a uma carta enviada em fevereiro. O Brasil vai assumir a presidência do G20 em 2023. Segundo Lula, a África é “muito importante para o Brasil”, particularmente do ponto de vista humano, e ele pretende voltar a visitar o continente.

Assoumani, por sua vez, comemorou a resposta e também o entusiasmo de Lula pelo continente africano. Para ele, o presidente brasileiro tem um papel fundamental na liderança dos países em desenvolvimento.

Além disso, ambos os mandatários concordaram sobre a necessidade de uma maior cooperação tecnológica do Brasil com a África como um todo. Lula lembrou que a aproximação com o continente foi marca importante dos seus primeiros mandatos, com a abertura de embaixadas, aumento de cooperação na área educacional, entre outros.

Uma das possibilidades levantadas no encontro entre os dois presidentes foi a de ampliar iniciativas usando os bancos de fomento, como o Banco Africano de Desenvolvimento e o BNDES para o desenvolvimento de infraestrutura.