Lula e Chanceler Olaf Scholz debatem caminhos para a paz na Ucrânia

Autoridades alemãs virão ao Brasil para iniciativas diversas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler alemão Olaf Scholz se encontraram na Reunião do G7 em Hiroshima, no Japão. Este é o segundo encontro entre os dois este ano, e uma oportunidade para se avançar em pautas já tratadas pelos dois líderes. Dentre os pontos debatidos estiveram a construção de caminhos para a reconstituição da paz na Ucrânia, além da agenda ambiental.

Com relações constantes, Brasil e Alemanha possuem diversas parcerias entre as nações. Um exemplo mais recente é o mecanismo de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível, por meio do qual soluções e oportunidades são trabalhadas pelos governos brasileiro e alemão.

As Consultas consistem em encontros, de regularidade bianual, entre os chefes de governo dos dois países, acompanhados de altos membros de seus respectivos gabinetes, com vistas a permitir avaliação e promoção de parcerias, bem como identificar campos para cooperação e aprofundamento do diálogo sobre temas da agenda global.

Brasil e Alemanha têm relações desde a imigração germânica e o Império Alemão. Reatadas no contexto do pós-II Guerra Mundial, essas relações se traduziram em cooperação tecnológica e consonâncias no âmbito do direito internacional.

Preceitos como a igualdade entre os Estados, a não intervenção nos assuntos internos dos países, a solução pacífica de controvérsias, o compromisso com a cooperação internacional, o respeito à diversidade étnica e cultural dos povos e o respeito aos direitos humanos são pontos pacíficos e fundamentais para ambos países.

O diálogo bilateral é constantemente renovado, também, por meio de visitas de autoridades brasileiras à Alemanha, em nível hierárquico variado. Em 17/11/2022, o então presidente eleito Lula encontrou-se com a ministra do Exterior, Annalena Baerbock, às margens da COP realizada no Egito. Trataram da nova política ambiental do Brasil, da retomada da parceria estratégica Brasil-Alemanha e do acordo Mercosul-UE. Baerbock pleiteou ingresso do Brasil no grupo de países que adotam “política externa feminista”.

As visitas recentes de autoridades alemãs ao Brasil foram oportunidades de aprofundamento e desenvolvimento em questões como preservação ambiental, cooperação econômica, energia limpa. O próprio chanceler Olaf Scholz esteve no país em janeiro deste ano.

Estão previstas, ainda, visita ao Brasil de delegação do Grupo Parlamentar de Amizade do Parlamento alemão (Bundestag) e da Ministral Federal de Relações Exteriores, Annalena Baerbock.

O presidente Lula e Scholz já marcaram uma segunda edição das Consultas Políticas Intergovernamentais, em Berlim. O encontro está previsto para 4/12/2023.