Lula e Putin discutem parceria estratégica e abertura de diálogo para resolução da guerra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente russo, Vladimir Putin, conversaram por telefone nesta sexta-feira (26) sobre a parceria estratégica entre os dois países. Em postagem no Twitter, Lula comentou que recebeu convite do líder russo para participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, mas que não poderia ir nesse momento.

“Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz”, escreveu o petista.

O chanceler Mauro Vieira havia informado anteriormente que o presidente russo havia convidado Lula para participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF). O evento será realizado de 14 a 17 de junho.

Já o Kremlin, em nota divulgada à imprensa, destacou que a iniciativa para a ligação partiu do presidente brasileiro. O comunicado diz que foi expresso o interesse mútuo no desenvolvimento da parceria estratégica entre os dois países e no “aprofundamento da cooperação prática em vários campos”.

Além disso, a nota do Kremlin informa que Lula compartilhou impressões sobre a sua participação na cúpula do G7 e “também delineou sua visão de possíveis esforços de mediação para encontrar maneiras de resolver o conflito na Ucrânia”, diz o Kremlin.

:: Lula encerra participação no G7 e contesta poder geopolítico de países ricos ::

Durante a realização da cúpula do G7, no Japão, Lula declarou que não conseguiu se reunir com o colega Volodymyr Zelensky porque o presidente ucraniano não teria comparecido no horário em que a delegação brasileira estipulou a agenda bilateral.

Ainda de acordo com o Kremlin, durante a conversa com Lula, Vladimir Putin reafirmou a abertura de Moscou ao diálogo em busca de solução política para o conflito na Ucrânia, que, segundo o presidente russo, “está bloqueada” por Kiev e o Ocidente.

“O presidente da Rússia fez uma avaliação fundamental do desenvolvimento da situação em torno da Ucrânia, ao mesmo tempo em que confirmou a abertura do lado russo ao diálogo na via política e diplomática, que ainda está bloqueada por Kiev e seus patrocinadores ocidentais”, diz a nota.

:: Ucrânia diz a China e Brasil que não pode ser persuadida a negociar com Rússia ::

Putin interrompe reunião empresarial para falar com Lula

Em vídeo divulgado pela Sputnik Brasil, mídia estatal russa, o presidente russo aparece chegando em uma reunião empresarial nesta sexta-feira (26) e se desculpando aos membros do encontro pela ausência, pois estava em conversa com o presidente brasileiro.

“Prezados colegas, vamos continuar. Foi uma conversa com o presidente do Brasil, e com a autorização dele quero transmitir a todos os participantes da nossa reunião de hoje e também a toda a comunidade empresarial da Rússia, os melhores votos, os votos de êxito, e prosperidade nos negócios”, disse Putin.

Edição: Nicolau Soares