Montevidéu – O ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, foi novamente hospitalizado nesta quinta-feira (5), marcando sua terceira internação nos últimos dias. Mujica, de 89 anos, foi internado no Centro de Assistência do Sindicato Médico do Uruguai (Casmu) para realizar novos exames e ser submetido a tratamento com hidratação intravenosa. Segundo sua médica pessoal, Raquel Pannone, a situação não é considerada grave, mas requer cuidados devido à fragilidade do ex-mandatário.
Resumo da Notícia
- Pepe Mujica é internado pela terceira vez após complicações no tratamento de um tumor no esôfago.
- A médica Raquel Pannone informou que a internação é para exames e hidratação.
- O ex-presidente uruguai teve diagnóstico de câncer no esôfago em abril deste ano.
Histórico de internações e saúde debilitada
Mujica, que foi diagnosticado com um tumor no esôfago no final de abril, passou por tratamento radioterápico que, segundo sua médica, foi bem-sucedido na eliminação do câncer. No entanto, o tratamento deixou sequelas, como a fibrose no esôfago, que tem dificultado a alimentação do ex-presidente. O líder do Movimento de Participação Popular (MPP) enfrenta também complicações devido à sua idade avançada e outros problemas de saúde, como insuficiência renal e vasculite.
O ex-presidente foi internado pela primeira vez no dia 26 de agosto, após sentir-se mal. Ele recebeu alta no dia seguinte, mas voltou a ser internado no último fim de semana, após um mal-estar decorrente de uma refeição. Agora, nesta nova internação, a equipe médica está realizando exames complementares e monitorando seu estado de saúde.
LEIA TAMBÉM
- José Mujica é diagnosticado com tumor no esôfago
- Ex-presidente Pepe Mujica diz estar “destruído” após tratamento contra câncer
- Ex-presidente José Mujica questiona resultados das eleições na Venezuela
- VIVO RIO recebe BABY & PEPEU em show de lançamento do álbum ao vivo
- Resumo da semana de ‘Amor Perfeito’ de 24 a 29 de julho
Impactos do tratamento e a saúde de Mujica
De acordo com a médica Raquel Pannone, que acompanha Mujica há mais de 15 anos, o tratamento para o câncer foi eficaz, mas deixou o ex-presidente debilitado. “A radioterapia causou uma queimadura no esôfago, e agora precisamos recuperar o tecido. Isso o incomoda durante as refeições, por isso ele tem comido menos”, explicou Pannone.
Ela também mencionou que o ex-presidente está recebendo soro em casa desde o último final de semana, uma vez que a sua função renal está comprometida. A médica reforçou que a recuperação de Mujica é lenta devido à sua idade avançada, mas que ele permanece sob monitoramento constante para retomar suas atividades conforme sua condição permitir.
Perguntas frequentes sobre o estado de saúde de Pepe Mujica
Por que Pepe Mujica foi internado novamente?
Mujica foi internado para realizar novos exames e receber hidratação intravenosa devido à fragilidade causada pelo tratamento radioterápico e sua condição de saúde.
Qual o diagnóstico de Pepe Mujica?
Em abril, Mujica foi diagnosticado com um tumor no esôfago, tratado com radioterapia. O câncer foi curado, mas ele enfrenta complicações decorrentes do tratamento.
Qual o prognóstico de sua recuperação?
A médica Raquel Pannone informou que a recuperação de Mujica é lenta devido à sua idade avançada e outros problemas de saúde, como insuficiência renal.
Como o tratamento afetou sua saúde?
Embora a radioterapia tenha eliminado o tumor, Mujica sofre com fibrose no esôfago, o que dificulta sua alimentação, além de fraqueza geral e problemas renais.