Efeito Debate

Performance de Biden no debate gera preocupações no Partido Democrata e no Brasil

Biden recebe críticas após debate presidencial

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realiza debate eleitoral com Donald Trump, seu antecessor e adversário na corrida, em Atlanta, Geórgia, em 27 de junho de 2024 [Kyle Mazza/Agência Anadolu]
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realiza debate eleitoral com Donald Trump, seu antecessor e adversário na corrida, em Atlanta, Geórgia, em 27 de junho de 2024 [Kyle Mazza/Agência Anadolu]

WASHINGTON – A performance do presidente Joe Biden no primeiro debate das eleições presidenciais dos Estados Unidos, nesta quinta-feira (27), atraiu críticas de analistas e apoiadores, gerando alarde no Partido Democrata sobre sua capacidade de enfrentar a disputa contra Donald Trump.

O que você precisa saber

  • Biden e Trump são os candidatos mais velhos da história dos EUA.
  • Biden apresentou desempenho fraco, segundo analistas.
  • Trump atacou Biden e usou desinformação.
  • Pesquisas indicam que 67% dos espectadores consideram Trump vencedor do debate.

Análise do Debate

Como foi o desempenho de Biden?

Segundo a rede Politico, Biden pareceu dissociar quando não estava falando e mostrou um tom de voz baixo e rouco ao responder. Em contraste, Trump adotou uma postura ofensiva e utilizou desinformação repetidamente.

Reações dos especialistas

Analistas como Van Jones, da CNN, afirmaram que Biden falhou em recuperar a confiança do público. Kate Bedingfield, ex-diretora de imprensa da Casa Branca, descreveu a performance como “incomumente ruim”.

Impacto no Partido Democrata

Um assessor de campanha comentou: “É difícil argumentar que Biden deva ser nosso candidato”. Um doador afirmou que é hora de Biden desistir, considerando sua performance a “pior da história”.

Reações do Público

Pesquisas e Opiniões

Após o debate, uma pesquisa rápida da CNN revelou que 67% dos espectadores viram Trump como “vitorioso”, contra 33% para Biden. A Fox News destacou a mudança em relação à pesquisa da CNN de 2020, onde Biden foi considerado vencedor com 53%.

Comentários dos doadores

Doador de campanha disse ao Politico que é hora de Biden deixar a campanha, lamentando sua performance. Outros estrategistas próximos a possíveis candidatos democratas receberam mensagens pedindo um novo candidato.

Perspectivas Futuras

Opiniões de Colunistas

Colunistas como Thomas Friedman e Nicholas Kristof do New York Times pediram que Biden reconsidere sua candidatura. Friedman escreveu que ver o debate “me fez chorar” e que Biden “não tem nada que disputar sua reeleição”.

Situação de Biden

A crise interna no Partido Democrata continua a se intensificar, com doadores e estrategistas discutindo possíveis mudanças na chapa. O debate deixou muitos preocupados com o futuro da candidatura de Biden.