Ataques Pós-Condenação

Trump ataca governo Biden e juiz após condenação por fraude contábil

Ex-presidente dos EUA critica administração atual, juiz Juan Merchan e advogados após ser considerado culpado no caso Stormy Daniels

Donald Trump em pronunciamento após ser condenado nos EUA. Foto: Brendan McDermid/Reuters
Donald Trump em pronunciamento após ser condenado nos EUA. Foto: Brendan McDermid/Reuters

Nova York – O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um discurso nesta sexta-feira (31) em frente à Trump Tower, atacando o governo de Joe Biden, o juiz responsável por seu caso, Juan Merchan, e até mesmo seus próprios advogados. Na última quinta-feira (30), Trump foi considerado culpado por pagar US$ 130 mil para silenciar a atriz pornô Stormy Daniels, a fim de esconder uma relação extraconjugal antes das eleições presidenciais de 2016.

O que você precisa saber

  • Donald Trump foi condenado por 34 acusações criminais relacionadas à fraude contábil.
  • Trump criticou o governo de Joe Biden, chamando-o de “grupo de fascistas”.
  • O juiz Juan Merchan foi duramente atacado por Trump, que o chamou de “tirano”.
  • Trump alegou que o caso envolvia apenas “um delito leve” relacionado a um pagamento legal a seu advogado.
  • O ex-presidente afirmou que recorrerá da decisão e atacou a política de imigração dos EUA.

Discurso Inflamado

Hello Bet
Hello Bet

Na porta da Trump Tower, em Nova York, Trump chamou o atual governo de “grupo de fascistas” e Biden de “o presidente mais burro da história dos EUA”. Ele criticou seus advogados, sugerindo que sua presença no tribunal poderia ter alterado o desfecho. “Eu adoraria ter testemunhado,” afirmou Trump.

Defesas e Acusações

Defendendo-se da acusação de fraude contábil, Trump alegou que o caso envolvia apenas “um delito leve” relacionado a um pagamento legal a seu advogado. “Foi uma despesa legal, um pagamento para o meu advogado. E eles estão chamando de fraude contábil,” declarou.

Críticas ao Juiz

Trump criticou duramente o juiz Juan Merchan, chamando-o de “tirano” e acusando-o de crucificar as testemunhas de defesa durante o julgamento, que durou seis semanas. “Foi um julgamento injusto, queremos mudança de juiz,” declarou Trump, reiterando sua intenção de ganhar as próximas eleições “de forma legítima” e afirmando que apresentará recurso contra a decisão do júri.

Acusações Contra Imigrantes

Trump também atacou a Venezuela em seu discurso, afirmando que o presidente Nicolás Maduro está enviando criminosos aos Estados Unidos. “Os imigrantes estão tomando nossos hotéis de luxo, enquanto nossos veteranos de guerra estão morando nas ruas, como cachorros,” alegou.

Condenação e Recurso

Trump foi condenado por 34 acusações criminais, tornando-se o primeiro presidente americano a ser condenado criminalmente. Embora os jurados tenham decidido sua culpa, a pena ainda será determinada pelo juiz Juan Merchan nos próximos dias. Trump já declarou sua intenção de recorrer, depois de meses criticando o caso, atacando o promotor público de Manhattan e o juiz Merchan.