UE recomenda retomar viagens de Argentina, Colômbia e Peru

Redacao
Por Redacao
2 Min Read

Bruxelas, 29 out (EFE).- O Conselho da União Europeia (UE) acrescentou nesta sexta-feira Argentina, Colômbia, Peru e Namíbia à lista de países seguros do ponto de visto epidemiológico, cujos cidadãos podem viajar ao bloco a lazer, não apenas por motivos essenciais.

A recomendação do Conselho da UE – órgão que representa os governos dos países do bloco – não é vinculativa para os membros, mas adverte que um país não deve decidir suspender restrições de viagem a países que não constem na lista sem uma decisão coordenada a nível da UE.

Contudo, os Estados-membros têm a possibilidade de suspender a restrição temporária para os viajantes totalmente vacinados, mesmo que sejam provenientes dos países considerados epidemiologicamente inseguros.

A lista de países seguros, que é revisada a cada duas semanas, inclui Argentina, Austrália, Bahrein, Canadá, Chile, Colômbia, Jordânia, Kuwait, Namíbia, Nova Zelândia, Peru, Catar, Ruanda, Arábia Saudita, Singapura, Coreia do Sul, Ucrânia, Emirados Árabes, Uruguai e China, mas esta última está sujeita à confirmação de reciprocidade, de acordo com uma declaração emitida pelo Conselho.

Além desses países, o Conselho recomenda que as restrições de viagem sejam também gradualmente suspensas para as regiões administrativas especiais chinesas de Hong Kong e Macau, assim como para Taiwan, frisando ao mesmo tempo que os cidadãos de Andorra, Mônaco, San Marino e Vaticano devem ser considerados cidadãos da UE nesta recomendação.

Os países associados ao espaço Schengen de livre circulação (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) também fazem parte da recomendação.

A situação epidemiológica e a resposta global à covid-19, assim como a confiabilidade e a disponibilidade da informação, são levadas em conta ao decidir quais os países estão incluídos na lista.

Para os cidadãos dos países da lista, cada Estado-membro decide se os colocará ou não em quarentena na chegada ao território. EFE

Compartilhe esta notícia