Cabos submarinos no Mar Báltico. Foto: Reprodução
Cabos submarinos no Mar Báltico. Foto: Reprodução

Vodafone, Telefónica e Orange alertam sobre risco de apagão global

Empresas pedem à Otan proteção urgente para cabos submarinos
15 de abril de 2025
by

Empresas como Vodafone, Telefónica e Orange alertaram para o risco de um possível apagão global da internet. Em uma carta enviada à Otan, as operadoras denunciaram ataques a cabos submarinos e pediram que a rede seja tratada como infraestrutura crítica.

As companhias afirmam que sabotagens atribuídas à Rússia podem comprometer até 95% dos dados globais, incluindo transações financeiras, comunicação e energia. O documento pede ações imediatas do Reino Unido, União Europeia e da própria Otan.

Cabos submarinos movimentam 95% dos dados globais

As empresas destacaram que mais de 500 cabos submarinos sustentam o tráfego internacional de internet e voz. Os cabos ficam em regiões profundas e remotas dos oceanos, o que dificulta o monitoramento e aumenta os custos de vigilância.

Portanto, as operadoras solicitam reforço na proteção, com investimentos em segurança e cooperação internacional.

Danos se concentram no Mar Báltico

Desde outubro de 2023, pelo menos 11 cabos submarinos foram danificados na região do Mar Báltico. As autoridades do Reino Unido apontaram o governo de Vladimir Putin como responsável por ataques à infraestrutura crítica.

A suspeita envolve mapeamentos estratégicos conduzidos no Mar do Norte, aumentando a tensão entre a Rússia e os países europeus.

Vodafone reforça alerta com histórico de controle de cabos

A Vodafone tem presença relevante nesse setor desde 2012, quando adquiriu ativos da Cable & Wireless. A empresa controla centenas de milhares de quilômetros de cabos.

Com o aumento das ameaças, o Parlamento Britânico iniciou uma investigação para discutir estratégias de proteção.


LEIA TAMBÉM


Empresas pedem ação imediata da Otan e UE

As operadoras pedem uma ação coordenada entre União Europeia, Reino Unido e Otan. Segundo o documento, ataques podem afetar a estabilidade da infraestrutura digital global.

Além disso, o texto ressalta a urgência de medidas preventivas e planos de reação rápida a tentativas de sabotagem.

“As consequências de danos a cabos submarinos vão muito além da Europa, podendo afetar a infraestrutura global de internet e energia, as comunicações internacionais, transações financeiras e serviços críticos em todo o mundo”, diz a carta.

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Follow

Newsletter

Empresas recuam em ações de DEI, mas especialistas contestam
Previous Story

Empresas recuam em ações de DEI, mas especialistas contestam

Pablo Marçal e o advogado João Neto em 2024. - Foto: Redes Sociais
Next Story

Advogado bolsonarista que defendeu Marçal é preso por agredir a mulher

Latest from Mundo

Go toTop

Don't Miss