Museu do Pontal faz a live “Isso Aqui Tá Bom Demais – Comidas de festa junina nas diferentes regiões do Brasil”

O Museu do Pontal faz a live de junho dedicada às comidas típicas das festas juninas, com uma conversa entre Raul Lody, antropólogo que escreveu 38 livros

O Museu do Pontal faz a live de junho dedicada às comidas típicas das festas juninas, com uma conversa entre Raul Lody, antropólogo que escreveu 38 livros sobre comida, patrimônio alimentar e sociedade, e Clebeson Brasil, cozinheiro de Olinda, Pernambuco, especialista na preparação de quitutes juninos. A mediação será da antropóloga Nina Bitar, professora do curso de Gastronomia da UFRJ. A conversa será no dia 28 de junho de 2021, das 17h às 18h, nos canais do Museu do Pontal no Youtube e no Facebook.

Raul Lody, que lançou em abril o livro “Comer com os Olhos”, em parceria com o fotógrafo Jorge Sabino, vai falar sobre a história das comidas juninas, e de como elas adquirem características nas diferentes regiões do Brasil. Em alguns lugares, mais ligadas às energias das águas, em outros às forças da terra e, ainda, ligadas às transformações trazidas pelo fogo e à poética das fogueiras. Clebeson Brasil contará sobre sua especialidade na preparação de mungunzá, pé de moleque, canjica, bolos e outras comidas juninas típicas de Pernambuco.

Nina Bitar, que vai mediar a conversa, tem experiência na área de Antropologia com ênfase em patrimônio, comida, cultura popular e mercados de abastecimento. É professora adjunta do curso de Gastronomia do Instituto de Nutrição Josué de Castro, da UFRJ), com mestrado e doutorado em Antropologia também pela UFRJ. É autora do livro “Baianas de Acarajé: comida e patrimônio no Rio de Janeiro”, e organizadora do livro “A Alma das coisas: patrimônio, materialidade e ressonância”. 

Museu do Pontal – Live “Isso Aqui Tá Bom Demais – Comidas de festa junina nas diferentes regiões do Brasil”

28 de junho de 2021, 17h às 18h

Youtube: www.youtube.com/museucasadopontaloficial

Facebook: @museucasadopontaloficial

Outros canais digitais do Museu do Pontal:

Instagram: @museucasadopontal

Site: http://www.museucasadopontal.com.br/

28 de junho de 2021, 17h às 18h

Museu do Pontal 

Youtube: www.youtube.com/museucasadopontaloficial

Facebook: @museucasadopontaloficial

Convidados: Raul Lody, antropólogo, escritor e estudioso de comidas brasileiras

Clebeson Brasil, cozinheiro de Olinda, Pernambuco, especialista em quitutes juninos 

Apresentação: Nina Bitar, antropóloga, professora do curso de Gastronomia da UFRJ