Diário Carioca Google News

O Brasil conta com mais de 3,8 mil museus espalhados por todo o país, um número expressivo se considerarmos que nosso país tem 5.568 municípios. Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e entrevistado do Brasil em Pauta deste domingo (13), Pedro Mastrobuono, só museus de história são cerca de 1,6 mil; outros 500 são dedicados às belas artes. Além destes há museus de antropologia, arqueologia, transportes e diversos outros temas. O programa vai ao ar às 20h30, pela TV Brasil.

Mastrobuono revela que nosso país tem instituições respeitadas no mundo inteiro como o Museu de Artes de São Paulo (Masp), e os museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Segundo ele, a visitação aos museus foi considerável nos anos que antecederam a pandemia: foram 38 milhões de visitas em 2018 e 26 milhões em 2019. Para ele, o perfil dessas instituições deve mudar: “Eu acredito que os museus pós-pandemia não retornarão simplesmente as suas atividades presenciais como antigamente”.

Para que os museus possam oferecer cada vez mais opções online, o presidente do Ibram defende uma mudança na legislação sobre os direitos autorais das obras.

Na entrevista que vai ao ar hoje, Mastrobuono também falou sobre a instituição de fundos patrimoniais para financiar os museus nacionais a exemplo do que ocorre com instituições conhecidas como o Louvre e o Museu Britânico.

A íntegra da entrevista você confere no site do programa Brasil em Pauta.

Newsletter

Mais Noticias

Lo que no dicen de Cuba

No empezó con Biden, hay que decir. Desde el 2017 vienen martillando la falacia de un estallido social en Cuba con su solución mágica, la “intervención humanitaria”

Agência Brasil

Agência Brasil é uma agência pública de notícias da EBC. Informações sobre política, economia, educação, direitos humanos e outros assuntos.