Raul Gil comemora 85 anos nesta sexta. Confira fatos de sua história e as atrações do programa de amanhã (28)

Divulgação Rodrigo Belentani/SBT

Um dos ícones da televisão brasileira, Raul Gil comemora 85 anos de vida, alegria e sucesso nesta sexta-feira, 27 de janeiro. Paulistano e descendente de espanhóis, nasceu no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo. Na juventude, trabalhou como feirante, metalúrgico e mecânico, mas sempre teve uma inclinação para a música e a comunicação, participando de programas de calouros no rádio e na televisão, sendo um deles o programa Calouros em Desfile, comandado por Hebe Camargo na extinta TV Paulista (canal 5), na década de 50.

Com uma voz marcante e seu característico bom humor, destacou-se ao imitar grandes nomes da música na época como Vicente Celestino, Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves, Silvio Caldas, levando-o a gravar um disco de boleros, sua grande paixão musical.

Na década de 60, inicia sua carreira de comunicador ao ingressar na Rádio Record, onde comandou diversos programas até migrar para a TV em 1967, apresentando Raul Gil Room na extinta TV Excelsior. Pouco tempo depois migrou para a TV Bandeirantes com o programa. Em 1971, passa a fazer parte do elenco do Programa Silvio Santos como imitador e participando no julgamento de concursos do dominical.

No dia 18 de agosto de 1973, Raul Gil estreia seu grande caminho como animador de TV com o Programa Raul Gil, então pela TV Record. Em 1978 migra para a Rede Tupi.

Em setembro de 1980, Raul Gil é contratado pela TVS, transmitindo seu programa para todo o Brasil pela Rede de Emissoras Independentes (REI), até 1981 quando é criado o SBT e o Programa Raul Gil passa a fazer parte da programação de sábado, trazendo os quadros Cartas e Cartazes, Vamos Fazer Média (Jogo do Banquinho) e Calouros com Raul Gil. No júri, destacaram-se Ary Toledo, Marly Marley, José Messias, Daisy Lúcidi, Eduardo Assad, Jorge Mascarenhas, Virgínia Lane e o então iniciante na carreira Augusto Liberato, apelidado por Raul como Gugu. Seu sobrinho Marquito interpretava Robogil, um robô de sucata que auxiliava o apresentador no palco.

As quadrinhas “o Raul perguntou, você não acertou, pegue seu banquinho, e saia de mansinho”, “ô lê lê, ô lá lá, espere um pouquinho, vamos faturar”, “obrigado, Senhor, obrigado, por ter nos dado um programa feliz/por ter levado a tristeza de mim”, além do “pulinho” no palco e o bordão “vamos aplaudir”, tornaram-se marcas do animador.

Após passar pelas emissoras Record (onde esteve em mais 3 passagens), Rio, Manchete e Bandeirantes, Raul volta ao SBT em 2010, com um programa moderno e dinâmico, repleto de quadros novos, acompanhando a evolução da televisão e da música como Shadow Brasil, Jovens Talentos, A Turma do Vovô Raul, Mulheres que Brilham, 100% Covers, Funkeirinhos, Elas Querem Saber, Youtubers Querem Saber, Homenagens, e os tradicionais Jogo do Banquinho e Pra Quem Você Tira o Chapéu.

Em sua trajetória, Raul Gil revelou grandes talentos da música e da televisão que iniciaram suas carreiras no programa. As apresentadoras Mara Maravilha e Maisa, os cantores Lulu Santos e Luan Santana, os conjuntos Titãs, Katinguelê, Só Pra Contrariar e Gera Samba, além de Juninho Bill, Amanda Acosta, Simony, Glória Groove, entre outros.

Aos 85 anos, Raul continua com a mesma garra e o vigor de sempre, animando o mais tradicional auditório dos sábados da TV brasileira, interagindo com pessoas de todas as idades em seu show semanal.

Confira as atrações do programa para este sábado, 28 de janeiro:

Divulgação

A turma do sertanejo vai invadir o ‘Jogo do Banquinho’ neste sábado, 28 de janeiro, no ‘Programa Raul Gil’. O cantor Paulo Pires e as duplas Hugo & Tiago, Carreiro & Capataz, Mayck & Lyan e Diego & Arnaldo apresentam seus sucessos e, depois, assumem seus ‘banquinhos’ para que comece a competição. Os convidados terão que pensar em palavras que comecem com uma determinada letra, em um tema mostrado no telão. O responsável por julgar as respostas dos convidados será o crítico musical e professor do Banquinho Regis Tadeu. O ‘Bode Velho’ promete não dar moleza para os cantores.

Na ‘Homenagem ao Artista’, Kiko, Leandro e Bruno, do “KLB”, irão rever a trajetória de sucesso do grupo. Após verem recortes de suas carreiras no telão, recebem o carinho de amigos e familiares em depoimentos como o de Nadja Haddad, Ronnie Von, Hugo Gloss e muito mais. Falando do retorno do grupo aos palcos, Leandro diz: “Nós recebemos essa energia singular que vem da plateia e nos dá vida. Mas, para a família, é muito importante também. Você vê todo mundo torcendo muito e revivendo isso. Agora nosso legado precisa continuar e entregar para nossos filhos”. O trio vê ainda suas músicas interpretadas por cantores que fazem parte da história do programa, como Danillo Gomes cantando “Por Causa de Você”, Raphael Leandro com “Ela Não Está Aqui” e Dayse Santos cantando “Estou em Suas Mãos”.

Divulgação Rodrigo Belentani/SBT

Raul também brinca e conversa com as crianças no “A Turma do Vovô Raul”. Nesta semana se apresentam Alice, Bielzinho, Maluzinha, Emanuelle, Joaquim e Arthur, que se surpreende com a presença de Leandro Borges. O cantor se apresenta no palco da atração com seus sucessos gospel, tais como ‘Era Deus’, ‘Sempre Esteve Aqui’ e ‘Um Refrão Pra Sua Alma’. O público confere ainda apresentações de Anderson Freire, que canta ‘Raridade’, ‘Acalma o Meu Coração’ e ‘Você Nasceu Pra Dar Certo’.

O Programa Raul Gil vai ao ar todos os sábados, às 14h15 (de Brasília)!