Cresce o número de pessoas investindo em loteamentos no país

De acordo com empresário do ramo da construção civil, a busca por loteamentos de alto padrão tem relação com a qualidade de vida, segurança e outros benefícios

Mesmo com a queda ocasionada pela pandemia do Covid-19, o mercado da construção civil voltou a aquecer no ano de 2022. O estudo “Desempenho Econômico da Indústria da Construção – terceiro trimestre de 2022”, realizado pelo CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), indicou uma elevação de 3,5% para 6% a projeção de crescimento no setor esse ano. Com isso, os loteamentos de alto padrão têm ganhado cada vez mais espaço próximos às metrópoles brasileiras. 

A pesquisa do CBIC mostra, ainda, que o saldo também foi positivo para o PIB (Produto Interno Bruto) do segmento, pois os resultados no período superaram os da economia nacional em todas as bases de comparação, com um aumento de 10,5% no setor contra 2,6% do PIB do Brasil. De acordo com o Sinduscon-SP (Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo), o ABC paulista cresceu 13,78%, em comparação com 2021. 

Segundo o sócio-diretor da Tallento, Marcos Sarge, a tendência pela moradia em loteamentos ou associações próximas aos grandes centros urbanos se intensificou com a pandemia, motivada pela busca dos interessados em ambientes mais amplos, com espaços destinados ao home office.

Sarge ressalta que os empreendimentos são construídos próximos aos centros urbanos de modo a buscar ofertar o melhor entre a “vida no interior” com a proximidade de hospitais, escolas e serviços em geral. “Por decorrência, encontram maior sucesso os empreendimentos servidos de boas rodovias e com menor ocorrência de congestionamentos de veículos, e aqueles que contam com fornecimento contínuo e estável de energia elétrica e água, e internet estável para possibilitar a prática do home office”.  

Para o especialista, é indispensável que a construtora tenha experiência neste tipo de obra, pois o sucesso na execução exigirá um prévio preparo e conhecimento em logística para o fornecimento de mão de obra, serviços, materiais e equipamentos em novas áreas que passarão a ser urbanizadas. 

“Em uma obra, você deve montar uma ‘indústria’ no terreno da edificação, que será desmontada depois da conclusão da obra. Assim, conhecimentos em logística e dos processos de construção são um dos diferenciais que a construtora deverá aplicar em benefício de suas obras”, disse.

O profissional destaca, ainda, que a construtora também deverá ter plena atenção com as especificações e a qualidade dos materiais utilizados de modo a atender o memorial de acabamentos definido para a edificação.

Os loteamentos e suas áreas comuns

De acordo com o diretor, geralmente estes empreendimentos contam com infraestrutura completa de redes de energia, água, esgoto, em alguns casos de gás encanado, redes de coleta de esgoto e água pluvial, sistemas de iluminação noturna, internet e coleta regular de lixo. Além disso, costuma contar com áreas comuns com portaria servida de segurança patrimonial, clube de lazer com quadras, piscinas, salão de festas, academias, entre outras facilidades.

Ainda segundo Sarge, um aspecto a ser considerado e que poderá gerar atratividade na busca das moradias em loteamentos ou associações se relaciona a uma maior facilidade de instalação de pontos de recargas de veículos elétricos nas residências, quando comparado à dificuldade, ou mesmo a impossibilidade, da instalação destes pontos de recargas em edificações que não foram concebidas para este tipo de consumo.