Loteamentos planejados ganham preferência como investimento seguro e rentável

Surgimento de novos bairros em cidades já consolidadas vira opção de investimento no mercado imobiliário

Em meio às atuais incertezas econômicas, identificar investimentos seguros e rentáveis tornou-se uma incógnita para muitos brasileiros. Mas, nem todas as opções são complexas. Historicamente reconhecido pela alta rentabilidade e liquidez, o segmento imobiliário segue entre as alternativas mais acessíveis e sólidas do mercado. 

Mesmo com a pandemia, imóveis valorizaram e a procura aumentou. De acordo com um levantamento da OLX, a busca por lotes cresceu 52% no terceiro trimestre de 2020. Mas investir no mercado imobiliário requer conhecimento prévio do objetivo final.

Para uma compra assertiva, o consultor imobiliário Abrão Soares orienta que, antes de decidir o perfil do bem, é importante observar o comportamento do comprador. “Investir num produto que esteja na preferência do consumidor aumenta a garantia de sucesso”. Ele cita, como exemplo, um comportamento registrado a partir da pandemia. “As famílias estão preferindo moradias mais amplas, com quintal, áreas de lazer e ruas mais tranquilas. E tudo isso próximo a serviços e comodidades dos centros urbanos, como padarias, farmácias e restaurantes”, afirmou.

É neste cenário que ganham protagonismo os loteamentos residenciais. O surgimento de novos bairros, com ruas amplas, saneamento básico e iluminação pública já instalados, e ainda sim próximo das comodidades de bairros já consolidados, é uma opção para investidores que podem comprar, construir uma casa e revender, por exemplo. Residências térreas estão cada dia mais escassas e sendo cada vez mais cobiçadas.

Segundo o diretor de Loteamentos da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário, Ademi-ES, Alexandre Schubert, entre os capixabas tem crescido a procura por projetos concebidos para se tornarem bairros planejados, capazes de compatibilizar a vida relaxante das casas em regiões mais bucólicas com a rotina agitada dos centros urbanos onde possam trabalhar, estudar e se divertir.

“Para quem está pensando em investir, o loteamento planejado é uma excelente opção. Terrenos tendem a valorizar, potencializados pelo crescimento da região onde estão localizados. Desde que essa, claro, ofereça serviços essenciais como transporte, comércio e lazer”, explica o diretor.

A CBL, empresa de desenvolvimento urbano capixaba e loteadora que investe na implantação de novos bairros no ES, confirma que oferecer um projeto bem planejado e completo faz com que as regiões onde se instalam prosperem e valorizem.

“Os empreendimentos lançados e o planejamento ordenado é um dos pontos mais importantes de um loteamento. Para garantir que eles sejam atraentes, investimos em estudos na escolha do local ideal, na análise de impactos ambientais e sociais, na projeção da área a ser loteada e em outros fatores que potencializem o crescimento das cidades e gerem qualidade de vida à população”, explica o diretor Executivo da empresa, Marcos Batista Machado.