Documentário sobre pesca esportiva é selecionado em pitchings audiovisuais

A pesca vista como um esporte e as influências da prática no desenvolvimento sustentável são temas abordados na produção cinematográfica.

Fator Pesca é um documentário seriado que ainda está com a produção em andamento e estreia um novo nicho dentre as produções audiovisuais de lowbudget brasileiro. A série de 10 episódios acompanha uma equipe de entusiastas da pesca esportiva na busca pelas espécies mais cobiçadas do Brasil. Amazonas, Paraná, São Paulo e Santa Catarina são alguns dos cenários onde já ocorreram as gravações.

Os documentaristas também são os próprios coprodutores, sendo que a grande maioria deles são membros do Clube da Pesca.org, um instituto brasileiro de promoção da pesca esportiva. Fato que facilitou a captação de imagens com qualidade e um baixo custo, visto que os participantes do documentário já possuem bagagem na geração de conteúdo outdoor pelo próprio instituto, apoiado por marcas que atuam no nicho.

“Fator Pesca é um documentário com informações técnicas, animações e cenários de natureza preservada. Colaborar no papel de documentarista dessa produção audiovisual, ainda mais sendo a primeira do nicho em nosso país foi de grande responsabilidade”, afirma Daniel Paulo da Silva Ferreira, documentarista e captador audiovisual do projeto.

Se trata de um tema de relevância global, visto que de acordo com o Banco Mundial, a pesca esportiva movimenta hoje em torno de 700 bilhões de dólares. Contudo, a sua prática ainda é desconhecida por grande parte da população, inclusive por pessoas que vivem da pesca de subsistência e que poderiam aumentar e muito suas possibilidades de renda explorando a pesca como turismo e esporte.

Necessário ainda informar que com a ajuda da tecnologia e a adesão massiva de usuários nas redes sociais, essa massa de pescadores esportistas está aumentando de forma exponencial, tendo por tanto um público-alvo crescente.

“É um tema que está em alta no Brasil e no Mundo, e foi uma forma de unir duas das minhas paixões: Cinema e Pesca Esportiva. Também fomos um dos projetos selecionados no 6º pitching APACI (Associação Paulista de Cineastas) e também em rodadas de negócios pelo Brasil, conquistas que como roteirista iniciante me surpreenderam”, conta Thiago H. Fantini, roteirista e diretor do documentário seriado “Fator Pesca”.

A produção pode ser definida como um documentário explicativo, que retrata a realidade da pesca esportiva em si, gravado em regiões brasileiras com potencial turístico relativo ao tema.