Resultado do Estado Incompetente

Rio de Janeiro: 26% apoiam ações de justiceiros, diz pesquisa

Pesquisa: 78% dos cariocas acreditam que criminalidade aumentou em 2023

Rio de Janeiro: Pesquisa: 78% dos cariocas acreditam que criminalidade aumentou em 2023
Foto: Reprodução

Uma pesquisa recente do GPP revelou que 78% dos cariocas acreditam que a criminalidade aumentou no estado em 2023. Além disso, 26% dos entrevistados manifestaram apoio às ações de justiceiros, grupos que se organizam para “caçar” criminosos.

O que você precisa saber:

  • Pesquisa do GPP revela que 78% dos cariocas acreditam que criminalidade aumentou em 2023.
  • 26% dos entrevistados apoiam ações de justiceiros.
  • Cultura de milícias pode estar relacionada ao aumento da criminalidade.

Criminalidade em alta

A pesquisa, realizada entre os dias 20 e 27 de dezembro, ouviu 2.000 pessoas em todas as regiões do estado. Os resultados mostram que a percepção da população sobre a segurança pública é cada vez mais negativa.

Apoio a justiceiros

O apoio a grupos de justiceiros também é um dado preocupante. Esses grupos se organizam por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens para perseguir e punir criminosos.

Relação com milícias

Alguns especialistas acreditam que o aumento da criminalidade no Rio de Janeiro está relacionado à cultura de milícias que impera no estado. As milícias são grupos armados que controlam territórios e extorquem moradores e comerciantes.

Conclusão

Os dados da pesquisa mostram que a criminalidade é uma preocupação crescente da população do Rio de Janeiro. O aumento do apoio a grupos de justiceiros é um sinal de que as pessoas estão perdendo a confiança nas instituições de segurança pública.