Tech Bubble: 'Devs' é estiloso, mas oco no centro

                                                       Lily (Sonoya Mizuno) contempla os portões (dourados) da percepção nas séries de suspense e humor tecnológico ruminante Devs .                                                                            Raymond Liu / FX no Hulu                                                        ocultar legenda                           alternar legenda                            Raymond Liu / FX no Hulu                        …

      

            

    

    

        

                Lily (Sonoya Mizuno) contempla os portões (dourados) da percepção nas séries de suspense e humor tecnológico ruminante Devs .                                                                            Raymond Liu / FX no Hulu                                                        ocultar legenda             

            

alternar legenda     

    

                 Raymond Liu / FX no Hulu              

    

    

        

Lily (Sonoya Mizuno) contempla os portões (dourados) da percepção nas séries de suspense e rumores sobre tecnologia Devs .

        

                         Raymond Liu / FX no Hulu                           

   

   

Os dois primeiros episódios de Devs

caiu no FX no Hulu na quinta-feira, 5 de março. Os seis episódios restantes serão publicados nas seis semanas seguintes.

A luz, na fascinante e frustrante série limitada Devs , é sempre dourado. Não importa se nos encontrarmos do lado de fora (como fazemos em inúmeras tomadas de altitude que voam pelo centro de São Francisco, quando os primeiros raios de sol queimam todas as superfícies com um brilho ofuscante), ou se estamos dentro (como estamos). nas muitas cenas que ocorrem no Devs Lab – um cubo brilhante misteriosamente suspenso no ar dentro de um vasto cofre dourado, onde coisas misteriosas estão acontecendo, misteriosamente, em meio a luz pulsante, amarela e misteriosa).

O que os vários codificadores que trabalham naquele espaço deslumbrante e brilhante realmente estão aprontando é algo que a série, escrita e dirigida por Alex Garland, se destaca lentamente.

Moodily.

Ninhada

, até.

Nada disso deve surpreender aqueles que seguiram a carreira de Garland. Seus filmes Ex Machina e Aniquilação pegou instalações de ficção científica conhecidas (robôs e invasão alienígena, respectivamente) e começou a dissecá-las metodicamente, descobrindo novas camadas satisfatórias dentro de suas metáforas centrais – a natureza da consciência ( Ex Machina ) e o poder da depressão e do luto para alterar nossa percepção ( Annihilatio n).

Devs se preocupa com ambos os temas, para graus variados – mas o ato de estender sua história por oito horas diminui o ritmo ao permitir repetições de histórias e um diálogo ponderado e involuntariamente engraçado sobre o estado do universo

No entanto, não pode deixar de parecer o momento, ocorrendo em grande parte no campus bucólico da Bay Area de uma empresa de tecnologia liderada por um excêntrico e leonino CEO (Nick Offerman) – um oásis de sequóias árvores, bicicletas fixie e espaços de trabalho com painéis de vidro. Dois engenheiros de software da empresa, Lily (Sonoya Mizuno) e Sergei (Karl Glusman) dividem um apartamento em frente ao Dolores Park; de manhã, eles passam por cima de um homem dormindo na porta da frente.

            

                  

          

       

            

                  

Listening To The Ho-Hum Of The Machine

                

          

       

Quando Sergei é chamada para se juntar à equipe de desenvolvedores, Lily se vê envolvida em um mundo de espionagem corporativa, violência e, não à toa, física quântica.

“Encontra-se atraída por” ser a frase operativa, aqui. Nas raras ocasiões em que a Lily de Mizuno é chamada a se emocionar, ela é muito boa – mas ela passa a grande maioria de seu tempo de ação sendo estoicamente acionada. O roteiro a irrita com a idéia de ser resgatada por homens como Sergei ou seu ex-namorado Jamie (um engraçado Jin Ha Ha), mas depois passa a tê-la … ser salva. Pelos homens. Muito.

O que seria bom, ou pelo menos não um negócio, se a série não estivesse obcecada em sublinhar o status escolhido de Lily. Outros personagens estão sempre dizendo a ela que ela é “excepcional”, “inteligente”, “forte” e “especial”, mas ela ofereceu poucas oportunidades preciosas para fazer esse caso conosco. Suas escolhas continuam sendo circunscritas, e ela continua reagindo … não reagindo.

Agora: Pode-se argumentar que existe uma razão clara, estrutural e lógica da história pela falta de agência de Lily, que não vou estragar. Mesmo assim, uma coisa é entender o ponto intelectual que Devs está fazendo com a passividade de Lily e outra completamente diferente para que ela funcione emocionalmente – e dramaticamente.

O show é maravilhosamente filmado, e apresenta faíscas de humor inexpressivo dos codificadores Devs interpretados por Stephen McKinley Henderson e Cailee Spaeny. Alison Pill, como segunda em comando de Offerman, recebe muitos desses monólogos da “natureza do universo” para entregar, e ela o faz com um olhar vazio e sem afetação, que é devidamente arrepiante. O grande Zach Grenier, como um chefe de segurança vilão, trata de seus negócios sombrios com uma ameaça severa.

Devs fica mais interessante quando deixa cair seu tom sussurrado e impassível e permite, por exemplo, que o personagem de Jin Ha injete uma nota muito necessária da humanidade, ou quando um poderoso senador jogou por Janet Mock começa a atacar o imperioso líder técnico de Offerman sobre os carvões:

AI vai criar 60% de desemprego. O Instagram faz com que as pessoas se sintam mal com suas vidas. O Twitter os faz sentir insultados. O Facebook destruiu a democracia. Eles usam você, precisam de você … mas não gostam mais de você.

Há uma crueza por trás dessas palavras, um pulso pulsante, um ponto de vista claro que raramente faz sua presença ser sentida ao longo dos oito episódios da série. A praga da alienação cultural moderna e impulsionada pela tecnologia é o tema dos Devs – e é sólido. O problema, de um ponto de vista puro de narrativa, é que o tom, os personagens e o momento narrativo da série se renderam à mesma forma de descontentamento desapegada e emocionalmente isolada.

%%