Familiares das vítimas da chacina de Vigário Geral voltam a receber pensão do Governo do Rio

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bruno Dauaire, assinou, nesta segunda-feira (21/12), documento que permite a volta da pensão mensal vitalícia de três salários mínimos aos parentes de seis das 21 vítimas da chacina de Vigário Geral.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bruno Dauaire, assinou, nesta segunda-feira (21/12), documento que permite a volta da pensão mensal vitalícia de três salários mínimos aos parentes de seis das 21 vítimas da chacina de Vigário Geral.  Os benefícios estavam suspensos desde 2016, após um problema burocrático.

O  secretário garantiu que os valores atrasados serão pagos. “Estamos aqui para reparar uma injustiça e sanar esse problema de uma vez. A parte financeira já está garantida com o secretário de Fazenda, com o pagamento imediato dos atrasados, referentes aos anos de 2019 e 2020. Esse problema se arrasta há anos, mas estamos com a mão estendida para vocês. Esta Secretaria tem que ser diferenciada e estará sempre aberta para vocês”, afirmou Bruno.

Foto: Uanderson Fernandes
Foto: Uanderson Fernandes

Os familiares, estiveram presentes na SEDSODH, para a atualização da documentação. Iracilda Toledo, presidente da Associação das Vítimas e viúva de Adalberto de Souza deixou a reunião otimista e espera que a situação seja resolvida. “A reunião foi excelente. Nós fizemos um acordo com o secretário. Espero que seja resolvido”,disse.

A reunião contou com a participação de Jorge de Farias, Assessor Especial que cuidou de toda a documentação e Raul Teixeira, Procurador do Estado e Assessor Jurídico da Secretaria, que se dispôs a acompanhar o caso de perto. A chacina de Vigário Geral, na Zona Norte do Rio, vitimou 21 moradores da comunidade em agosto de 1993.