Diário Carioca Google News

A nova sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Edifício Lúcio Costa, foi oficialmente inaugurada na tarde desta terça-feira (10/08). A sessão solene aconteceu na galeria do novo plenário, com o descerramento de duas placas em homenagem à atual Mesa Diretora e à gestão anterior, responsável pelo início das obras.

“A nova sede marca um novo tempo no Parlamento, de adaptações a uma nova realidade, que exige modernidade, economia e principalmente transparência”, declarou o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), reconhecendo os esforços da antiga gestão da Casa. “Hoje, neste ato, reunimos também os prefeitos de todas as regiões do estado para dizer que a Casa está aberta a vocês e, se Deus quiser, com o fim da pandemia, estará de portas abertas ao povo novamente”, reforçou Ceciliano.

A nova sede abriga estruturas que atendem o que antes ocupava três unidades, que funcionavam em endereços diferentes. A construção, da década de 1960, foi  modernizada para oferecer um ambiente mais seguro, sustentável e econômico. “Passei pela Assembleia da Guanabara, depois veio o Tiradentes e agora tenho o privilégio de testemunhar o nascimento desse novo prédio. E prédios são só isso, feitos de cimento, vidros, esquadrias… Eles só existem se existirem pessoas como Ceciliano, que conseguem dar vida a todo esse espaço”, comentou o deputado Átila Nunes (MDB), que está no 12º mandato.

Outro destaque do prédio é a maior acessibilidade, como pontuou a ex-deputada Tânia Rodrigues, que participou da formulação do projeto. “O deputado que seja portador de deficiência, que use cadeiras de rodas ou que tenha dificuldade de locomoção, como os mais idosos, terá um espaço em que poderá exercer seu mandato com dignidade”, elogiou. “No Palácio Tiradentes, eu não conseguia usar o púlpito para discursar, não conseguia ir à Mesa Diretora para falar com o presidente. Aqui, foi a primeira vez que eu consegui ficar do lado do presidente para conversar com ele”, disse.

Além das homenagens aos parlamentares das duas gestões, os servidores da Casa também foram prestigiados, na figura dos engenheiros Thaylla de Souza e Antônio Pádua e do diretor-geral da Casa, Wagner Victer. “A sensação de dever cumprido é muito grande e muito boa. Foi uma obra muito bem conduzida, com um resultado que agradou a todos os funcionários e parlamentares”, disse Pádua, que é subdiretor de Engenharia na Casa. “A gente sabe que está contribuindo para o futuro do Estado do Rio e para a própria democracia”, complementou Victer, que também é engenheiro.

O presidente da Casa destacou que toda a reforma do prédio foi feita com recursos do próprio orçamento do Poder Legislativo e lembrou que os processos licitatórios respeitaram os trâmites legais e foram marcados pela redução dos custos previstos.

Participaram do evento parlamentares de várias legislaturas, além dos seguintes prefeitos: Abraãozinho, de Nilópolis; Aluísio D’Elia, de Quatis; Fábio do Pastel, de São Pedro da Aldeia; Dayse Onofre, de Paraíba do Sul; Diogo Gonçalves, de Resende; Gean Marcos Pereira, de São José de Ubá; Jorge Henrique, de Mendes; José Augusto Gutinho, de Areal; José Bonifácio, de Cabo Frio; Leonardo Orato, de Italva; e Washington Reis, de Duque de Caxias.


Confira a composição da atual Mesa Diretora da Alerj:

Presidente – André Ceciliano
1º Vice-presidente – Jair Bittencourt
2º Vice-presidente – Chico Machado
3º Vice-presidente – Franciane Motta
4º Vice-presidente – Samuel Malafaia

1º Secretário – Marcos Muller
2º Secretário – Tia Ju
3º Secretário – Renato Zaca
4º Secretário – Filipe Soares

1º Vogal – Pedro Brazão
2º Vogal – Dr. Deodalto
3º Vogal – Valdecy da Saúde
4º Vogal – Giovani Ratinho

Confira a composição da Mesa Diretora da 11ª legislatura:

Presidente – Jorge Picciani
1º Vice-presidente – Wagner Montes
2º Vice-presidente – André Ceciliano
3º Vice-presidente – Marcus Vinicius
4º Vice-presidente – Carlos Macedo

1º Secretário – Geraldo Pudim
2º Secretário – Samuel Malafaia
3º Secretário – Fábio Silva
4º Secretário – Pedro Augusto

1º Vogal – Zito
2º Vogal – Bebeto
3º Vogal – Renato Cozzolino
4º Vogal – Márcio Canella

Redação do Diário Carioca

Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

Deixe um comentário

Deixe uma resposta