Novas infecções por coronavírus podem cair para zero no final de março em Wuhan: especialista do governo chinês

PEQUIM (Reuters) – Wuhan, o epicentro da epidemia de coronavírus na China, provavelmente verá novas infecções caírem a zero até o final deste mês, disse um especialista do painel superior do país. combater a doença, disse na quinta-feira, mesmo quando a cidade relatou um aumento mais rápido em novos casos confirmados.

Trabalhadores médicos usando máscaras pular corda enquanto fazem uma pausa fora do hotel onde ficam, em Wuhan, o epicentro do novo surto de coronavírus, província de Hubei, China, 5 de março de 2020. China Daily via REUTERS

A China continental tinha 139 novos casos confirmados a partir de quarta-feira, informou a Comissão Nacional de Saúde (NHC), elevando o número total de casos acumulados para 80.409. As autoridades notificaram 119 novos casos no dia anterior e 125 no dia anterior.

O aumento reverteu três dias seguidos de queda e foi impulsionado pelo aumento de novas infecções em Wuhan, a cidade onde se acredita que o vírus tenha surgido no mercado de frutos do mar no final do ano passado.

Zhang Boli disse que quase todas as regiões fora da província de Hubei, onde Wuhan é a capital, conseguiram interromper novas infecções até o final do mês passado, de acordo com uma entrevista ao Diário do Povo.

Ele estimou que outras cidades em Hubei atingirão esse objetivo em meados de março, com base em dados de como o surto evoluiu, mas não deu detalhes.

Novas infecções em Wuhan subiram de 114 para 131, um dia antes, para 131. Não houve elaboração imediata.

Após o que alguns críticos disseram ter sido uma resposta inicialmente hesitante ao novo vírus, a China impôs restrições abrangentes para tentar detê-lo, incluindo suspensões de transporte, bloqueios de cidades e prolongamento do feriado do Ano Novo Lunar em todo o país. país.

O número de novos casos confirmados em Hubei, excluindo Wuhan, permaneceu em dígitos únicos por sete dias consecutivos, com três novas infecções registradas na quarta-feira.

No resto da China continental, fora de Hubei, houve apenas cinco novos casos confirmados, informou a comissão de saúde.

O número de mortos pelo surto na China continental havia atingido 3.012 no final de quarta-feira, um aumento de 31 em relação ao dia anterior. Hubei foi responsável por todas as novas mortes, incluindo 23 em Wuhan.

Em outro sinal, as coisas estão começando a voltar ao normal, Chibi, uma pequena cidade ao sul de Wuhan, disse que removerá bloqueios de estradas e restaurará o tráfego normal dentro de sua jurisdição até sexta-feira de manhã, em parte para facilitar aração de primavera.

Chibi estaria entre as primeiras cidades em Hubei a diminuir as restrições de tráfego nas viagens dentro dos limites da cidade. Localizada na fronteira sul de Hubei com Hunan, Chibi não registrou novos casos de infecção por 19 dias a partir de 4 de março.

No entanto, o tráfego entre Chibi e outros condados e províncias permanece proibido, o Hubei Daily disse, citando um aviso emitido pelas autoridades de controle de epidemias de Chibi.

FOCO NAS INFECÇÕES NO EXTERIOR

As autoridades chinesas voltaram sua atenção para impedir que o vírus fosse trazido de novos pontos quentes no exterior.

O número de novas infecções no exterior agora excede a contagem de novos casos na China, com a Itália, a Coréia do Sul e o Irã, em particular, observando a disseminação preocupante do vírus. O número de mortos nos EUA subiu para 11, quando surgiram novos casos em torno da cidade de Nova York e Los Angeles.

Hu Xijin, editor do tabloide chinês amplamente lido pelo Global Times, escreveu no Twitter que as tentativas do governo Donald Trump de “minimizar a epidemia são perturbadoras”.

“Convidei os governos locais chineses a implementar a quarentena de 14 dias para todas as pessoas provenientes dos EUA”, escreveu ele.

As autoridades pediram que os chineses do exterior esperassem voltar para casa para reconsiderar seus planos de viagem, enquanto cidades em todo o país estabeleceram regras de quarentena para quem entra de lugares de alto risco.

Sabe-se que uma pessoa infectada chegou à China do Irã na semana passada.

Apresentação de slides (9 Imagens)

As cidades de Xangai e Guangdong ordenaram que pessoas que estiveram em países com surtos graves nas últimas duas semanas fiquem em quarentena por 14 dias.

A cidade de Chengdu, na província central de Sichuan, disse que também estava pedindo quarentena para essas pessoas.

O NHC afirmou que as autoridades estão passando de medidas de “contenção geral para contenção direcionada”, com foco na contenção nas comunidades e tratamento médico.

Reportagem de Ryan Woo, Yilei Sun, Yew Lun Tian, ​​Gao Liangping, Brenda Goh e Yawen Chen; Edição por Gerry Doyle, Robert Birsel e Frances Kerry