“O caso ao lado”, livro de Anna Katherine Green, chega ao Brasil

Em 2021 o laboratório literário, Laboralivros traz mais um romance detetivesco inédito, por meio de financiamento coletivo, a obra da vez é “O caso ao lado”, da escritora Anna Katherine Green. Aliás, a versão brasileira da obra será integrada por meio de financiamento coletivo.

Anna Katherine Green é conhecida por ser a “mãe do gênero policial”, e por ter criado Amelia Butterworth, a antecessora de “ Miss Marple ”, de Agatha Christie. Além disso, se Edgar Allan Poe é conhecido como o pai da literatura policial, Anna Katharine Green foi quem subiu como apostas do gênero a um novo patamar. A poeta e escritora americana foi responsável por popularizar o estilo detetivesco nos EUA do século XIX.

Anna Katherine Green foi uma das primeiras mulheres no país a escrever romances investigativos, chegou a ganhar a alcunha de “mãe ”Do gênero. “A Anna veio pouco depois de Poe, tomou a fórmula e fez um romance. Em “O crime da quinta avenida” ela já cria essa coisa de dar pistas ao leitor, é inovador ”, afirma a escritora Vera Carvalho Assumpção.

O livro, que conta as peripécias detetivescas de Amelia Butterworth , é o primeiro a introduzir uma detecção amadora na ficção, antes mesmo da publicação do aclamado “Miss Marple”, de Agatha Christie. A obra de Green foi publicada pela primeira vez em 1897 e conta como uma vizinha enxerida se viu envolvida com uma investigação de um assassinato.

Além de inovar na estrutura do gênero , Green também é reconhecido pela fidelidade de detalhes, em especial na parte jurídica, que usa em suas histórias. Outras marcas de sua obra são: o uso de uma linguagem mais acessível, e o descritivo do cotidiano e dos costumes da época. “É um bom retrato da época em que a autora viveu, e é escrito de uma forma acessível. A Anna chamada o dia a dia, o que é uma característica do romance policial – de pegar esses detalhes, para você achar pistas ”, ressalta Vera.

A publicação integra a coleção“ Senhora Detetive ”da Laboralivros. O projeto busca resgatar autoras e personagens da literatura de mistério do século XIX e início do XX. “Muitas escritoras não têm seus livros republicados, e acabaram não sendo do grande público. São obras de mistério de alta qualidade, que merecem espaço e reconhecimento ”, afirma Lua Bueno, co-fundadora da Labora e editora do projeto.

A campanha no Catarse está disponível até 31 de agosto e conta com uma série de recompensas para os apoiadores. Da versão capa dura da obra, passando por marcadores de página-magnéticos, bolsa estampada, botões e adesivos. Há também pacotes de recompensa com itens diferenciados, como um colar com lupa retrô.