O Primeiro Congresso do Partido MeRA25

Sofia Sakorafa com o Embaixador da Palestina, Marwan Toubassi. Fotografia de Pressenza

O primeiro congresso do partido de Mera 25 A Ala Eleitoral Grega (DiEM 18 aconteceu durante três dias: 4 a 6 de junho . O partido já está presente no parlamento grego na sequência dos resultados das 2019 das eleições gerais, tendo recebido 3. 34% dos votos, e é representado por nove deputados.

O secretariado político do MeRA 22 escolheu hospedar seu primeiro contato – ao vivo – com seus delegados em Drapetsona. O palco e os quiosques de boas-vindas foram montados em Lipasmata, uma área que foi renovada no ano passado e entregue aos cidadãos; um parque agradável e aberto, com vista para o mar de Pireu e aromas de Psyttalia. Um lugar de importância histórica e uma luta acirrada até hoje entre o prefeito, Christos Vrettakos, e a Oil One (uma entidade de D. Melissanidis) com o prefeito sendo justificado recentemente.

Organizar uma conferência ao vivo durante uma pandemia foi um projeto difícil. Máscaras, anti-sépticos e distanciamento social foram algumas das medidas básicas tomadas. Apesar de tudo, o objetivo foi alcançado. As pessoas se conheceram, conversaram com os parlamentares e receberam calorosamente outros grupos que foram convidados. No primeiro dia , Geórgia, esposa de Manolis Glezos; o Embaixador da Palestina, Marwan Toubassi, e representantes dos partidos políticos parlamentares gregos. As atividades internacionais e europeias do Secretário-Geral, Yanis Varoufakis, no DIEM 25 e Progressive International, foram a razão porque houve uma série de vídeos de saudações de personalidades muito importantes: Rafael Correa, Jeremy Corbyn, John Galbraith, Ken Loach, Roger Waters, Naomi Klein, Noam Chomski, Slavoj Zizek e outros.

Apresentamos as saudações enviadas por Ken Loach, membro da Comissão Coordenadora de méta , por ocasião da cerimónia de abertura do congresso (com legendas em grego):

No segundo dia, os delegados usaram da palavra e iniciou-se a votação, terminando ao meio-dia de domingo. Os debates pré-congresso tiveram início no final de janeiro e o aprofundamento dos textos básicos culminou nas declarações de posicionamento finais ao congresso, aprovadas pelo Comitê Central em 16 Maio. 34 emendas / adições foram feitas ao 22 declarações de posição que com amalgamações resultaram em 22 existentes antes do congresso e 9 em votação. Y. Varoufakis, Secretário Geral da MeRA 18 logo fez sugestões para mais 2 resoluções. O primeiro dizia respeito à exigência de reconhecimento do Estado da Palestina e à imposição de sanções ao Estado de Israel. O segundo dizia respeito a um convite à comunidade mundial para romper com a ‘oligarquia sem fronteiras’.

O terceiro dia foi o momento das outras associações . As pessoas que subiram ao palco eram da área de preservação ambiental; a comunidade LGBTQI; os direitos dos trabalhadores; cultura e atividades antifascistas.

O Secretário Geral de MeRA 22 encerrou o congresso, ressaltando que o partido está crescendo e solicitando o máximo possível de foco na divulgação até a próxima reunião dos delegados, em novembro próximo.

Em seguida, veio o tempo para os artistas . Dimitris Zervoudakis e Spyros Grammenos foram acompanhados por músicos muito bons e deram ao povo seu primeiro show para 06 meses. Dimitris Zervoudakis agradeceu ‘o salário digno’, ao afirmar que no meio da pandemia da associação de artistas do norte da Grécia eles começaram a distribuir alimentos, algo que não acontecia desde a ocupação. Spyros Grammenos encantou o público cantando Το όνομά μου είναι το δικό σου (meu nome é o seu nome) e depois disso, ao som do clarinete do Épiro, começou a dança.

Fotos do congresso de Pressenza Atenas.

Tradução por Jeannette A. Arduino, da equipe de tradução voluntária do Pressenza . Estamos procurando voluntários!