O2 Play contrata Lidia Damatto para vendas internacionais


A O2 Play anuncia a contratação de Lidia Damatto para atuar à frente do departamento de vendas e aquisições internacionais da distribuidora. O desafio será ampliar ainda mais a visibilidade da empresa no mercado audiovisual. “A O2 é uma rara produtora brasileira com reconhecimento global. A O2 Play tem estendido este prestígio para ampliar suas conexões, de vendas internacionais de filmes como SÓCRATES em festivais e mercados até conteúdos que chegam em dezenas de países pelo streaming. E queremos mais”, diz Igor Kupstas, diretor da companhia.

Ao longo de sua carreira, a profissional trabalhou por diversos anos com coordenação e curadoria de festivais de cinema e atuou nos principais eventos do setor, como a Mostra Internacional de São Paulo e o Festival de Berlin (leia mais abaixo). “A O2 Play vem se aventurando no mercado internacional já há alguns anos. Nossos planos são expandir essa presença mundo afora e construir o reconhecimento internacional que a O2 Play merece, além de aumentar a circulação de nossos filmes por diversos territórios”, afirma Lidia.

Lidia já estará atuando pela O2 Play no mercado do EFM, de Berlim, que começa dia 1 de março, cujo principal filme será “SEGREDOS DO PUTUMAYO”, documentário de Aurélio Michiles que tem arrancado elogios de pessoas como o cineasta Walter Salles, o crítico Sérgio Augusto e de Fernando Meirelles.

“Vamos focar não só em mercados internacionais como o EFM ou o FILMART, que ocorrem agora no primeiro semestre, mas também em festivais de cinema e seus curadores, o que ajuda a alavancar os lançamentos internacionais ao trazer prestígio aos nossos filmes”, avalia Lidia.

Perfil profissional

Formada em Cinema pela FAAP, Lidia também estudou roteiro e entretenimento na University of California Los Angeles (UCLA) e se especializou em audience engagement, vendas e distribuição na Deutsche Film- und Fernsehakademie Berlin (DFFB) com uma bolsa concedida pelo Projeto Paradiso. Foi ainda selecionada para os workshops profissionais Berlinale Talents, organizados pelo Festival de Berlin e Industry Academy, do Festival de Locarno.

Trabalhou por diversos anos na produção e programação de festivais de cinema tanto no Brasil, como nos Estados Unidos, atuando como coordenadora do Festival Ambulante Califórnia, criado por Gael Garcia Bernal e Diego Luna. Foi ainda diretora de programação do Hollywood Brazilian Film Festival, festival de cinema independente brasileiro em Los Angeles.

Em 2013 também trabalhou com desenvolvimento de roteiros na produtora americana Ambush Entertainment, que produziu filmes de Noah Baumbach, Catherine Hardwicke e Joey Soloway.

Entre 2015 e 2021 atuou como gerente de vendas, aquisições e festivais na agência internacional FiGa Films, servindo também como consultora em laboratórios de pitching, desenvolvimento e produção.

Em 2019 e 2020 trabalhou junto ao Festival de Berlin na criação de um workshop voltado à discussão dos principais desafios encontrados por pequenos players de VOD no mercado internacional. O workshop aconteceu dentro da programação da área de inovação do European Film Market, o EFM Horizons.

Sobre a Distribuidora O2 Play

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes, e faz parte do grupo O2, que tem como sócios também o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand), como uma distribuidora digital.