ONG carioca lança filme sobre o perigo da Aids nos dias de hoje

Nesta quinta-feira (19) será lançado o filme “HIV, H o quê?” O média-metragem produzido pela ONG carioca Criar Brasil se passa em uma TV comunitária de Recife e retrata as dificuldades de comunicadores e comunicadoras para lidar com a Aids. A obra pretende informar e sensibilizar jovens num contexto em que não há mais tanta preocupação com a doença. 

Durante a trama, revela-se que uma das pessoas da equipe da TV comunitária vive com HIV/Aids, provocando diversas reflexões no grupo. A revelação surpreendente desdobra uma série de preconceitos, gerando questionamentos e muitas dúvidas na equipe.

Leia mais:UFMG participa de estudo de vacina contra HIV que pode evitar 28 milhões de infecções

O lançamento do filme ocorrerá nesta quinta-feira (19) no canal do Youtube da Criar Brasil a partir das 18h30 junto com uma mesa de debate com Salvador Campos Correa, psicólogo, ativista e consultor em HIV/Aids, e Angélica Basthi, coordenadora de comunicação da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA). A mesa será mediada por João Paulo Malerba, jornalista e doutor em Comunicação.

O filme integra o projeto “Microfones abertos contra a Aids”, cujo objetivo é esclarecer questões que costumam ser deixadas de lado em campanhas generalistas de prevenção ao HIV/Aids. Segundo a ONG, o intuito da obra e das ações do projeto é alcançar o maior número de pessoas possível, principalmente jovens, grupos vulneráveis e comunicadores sociais, rompendo tabus, preconceitos, alertando, sensibilizando e atualizando informações a respeito da epidemia. 

Leia mais: Casa da Diversidade inicia atendimentos em Juazeiro do Norte

O “Microfones abertos contra a Aids” é um projeto realizado pela Criar Brasil, com patrocínio do Instituto CNP Brasil e do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, que dá continuidade e amplia o projeto de mesmo nome realizado em 2017.


 

Edição: Jaqueline Deister