ONU descarta enviar missão eleitoral à Venezuela por não haver pedido oficial

Nações Unidas, 13 out (EFE).- As Nações Unidas não planejam enviar uma missão de observação eleitoral à Venezuela para os pleitos municipais e regionais de 21 de novembro por não haver uma solicitação oficial.

O porta-voz do secretário-geral da entidade, Stéphane Dujarric, disse nesta quarta-feira, em entrevista coletiva, que “não tem conhecimento de tal pedido”, ao contrário de eleições anteriores.

“A fim de prestar assistência eleitoral, normalmente precisamos de algum tipo de mandado legislativo, e não tenho conhecimento de qualquer pedido recente”, enfatizou.

Por outro lado, a União Europeia (UE) enviará uma missão de observação às eleições venezuelanas, convidada pelo Conselho Nacional Eleitoral, embora esta missão já tenha gerado críticas por parte do governo de Nicolás Maduro, que duvida da sua imparcialidade.

“Só posso recordar que a missão respeita plenamente os princípios de imparcialidade, objetividade e independência”, disse na terça-feira o porta-voz das Relações Exteriores da UE, Peter Stano. EFE