Rio de Janeiro – 9 de dezembro de 2024 – Uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, impactou a mobilidade na cidade nesta segunda-feira.
As linhas Vermelha e Amarela e a Avenida Brasil tiveram interdições intermitentes, dificultando o tráfego. A ação resultou em dois mortos, três presos e a apreensão de armas e explosivos.
De acordo com a Polícia Civil, a operação faz parte da 2ª fase da Operação Torniquete, que visa desarticular uma quadrilha ligada ao Comando Vermelho (CV). A facção atua em roubos de veículos e cargas para financiar armamento e outras atividades criminosas.
Quadrilha na mira das autoridades
As investigações apontam que líderes da Maré, como Rodrigo da Silva Caetano, conhecido como Motoboy, e Jorge Luís Moura Barbosa, o Alvarenga, recebem ordens de Edgar Alves Andrade (Doca), chefe do CV no Complexo da Penha. A quadrilha gerencia roubos, desmanches e clonagens de veículos, além de se envolver em extorsões usando cativeiros e transferências via PIX.
A polícia apreendeu três fuzis, uma pistola, uma granada e outros materiais. Agentes especializados e unidades do 22º BPM (Maré) participaram da operação, que ocorreu nas comunidades Vila do João, Timbau, Vila Pinheiros e Baixa do Sapateiro.
Impactos nas vias expressas
A Linha Amarela enfrentou bloqueios nos dois sentidos devido a um incêndio em um carro. Bombeiros controlaram as chamas, mas o trânsito ficou comprometido. A Linha Vermelha teve interdições próximas à Vila do João, e a Avenida Brasil foi fechada temporariamente. O Centro de Operações do Rio (COR) alertou motoristas para evitarem as áreas afetadas.
Educação e saúde na região
Na área da educação, a Secretaria Municipal informou que 42 escolas municipais suspenderam as aulas, enquanto a rede estadual fechou duas unidades. Na saúde, a Clínica da Família Diniz Batista dos Santos manteve os atendimentos internos, mas suspendeu atividades externas. Outras clínicas e centros de saúde da região interromperam o funcionamento por segurança.
Operação Torniquete e ações estratégicas
As autoridades explicaram que a Operação Torniquete integra esforços do Instituto de Segurança Pública (ISP) e da inteligência policial.
O foco é enfraquecer o suporte logístico e financeiro do CV. Segundo o delegado Neves, “a ação ataca diretamente o braço logístico e financeiro da facção”.
Um intenso tiroteio no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, fez com que motoristas descessem dos carros na Linha Vermelha, uma das principais vias expressas da cidade, que passa pelo conjunto de favelas. pic.twitter.com/HcMEVKMpYB
— BandNews FM Rio – 90.3 (@bandnewsfmrio) December 9, 2024
MANHÃ TENSA NO COMPLEXO DA MARÉ | Uma operação policial resultou num intenso tiroteio no Complexo da Maré, nesta manhã (9). Os primeiros registros de tiros foram as 5h20. As Linhas Vermelha e Amarela chegaram ser interditadas. Ao menos 2 pessoas foram mortas e 2 ficaram feridas. https://t.co/PAnECb6KbC pic.twitter.com/Fk7oFMDkpA
— Fogo Cruzado RJ (@FogoCruzadoRJ) December 9, 2024
Nossas forças de segurança estão no Complexo da Maré, numa operação integrada para reprimir roubos e receptação de cargas e veículos. pic.twitter.com/jRqFDWDOA5
— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) December 9, 2024
🚨ATENÇÃO CARIOCA: Intenso tiroteio na Linha Vermelha, altura do acesso à Linha Amarela, sentido Barra.
— Blitz RJ Oficial Ⓜ️ (@blitzRJoficial) December 9, 2024
A semana começou de forma caótica no Rio de Janeiro. Várias pessoas q estavam a caminho do trabalho precisaram deitar na pista para se proteger dos disparos. Evitem a região. pic.twitter.com/4EbNxwpcK9